00:00:00

Vacinação contra o HPV

Segunda dose contra HPVmcomeça ser aplicada a partir de segunda-feira.


7 Municípios já têm vacina

Em todo o Brasil inicia na próxima segunda-feira (1º), a segunda Campanha de Vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV). O público-alvo são meninas de 11 a 13 anos. Para esta segunda etapa, Roraima recebeu do Ministério da Saúde (MS) aproximadamente 18.850 doses.  A vacinação será feita em escolas públicas e particulares e também em unidades de saúde.

Na primeira etapa da campanha de vacinação, realizada nos meses de março e abril, foram disponibilizadas 16.980 doses para Roraima, e a meta era vacinar 80%, do total de 16.169 meninas roraimenses. Assim como na primeira etapa, a meta é novamente  alcançar 80% de cobertura. A terceira etapa será realizada cinco anos após a aplicação da primeira dose.  

Dados do Núcleo Estadual do Programa de Imunização (NEPNI) mostram que os municípios de Uiramutã e Mucajaí alcançaram a meta na primeira campanha, no período estratégico estabelecido pelo MS, com percentual de 83,24% e 92,01%, respectivamente.

Segundo o gerente do NEPNI, Rodrigo Zagury,  até o momento os municípios de Amajari, Alto Alegre, Caroebe, Iracema, Pacaraima, Rorainópolis, Uiramutã e Distrito Sanitário Especial Indígena  Yanomami já resgataram os insumos. No entanto, os gestores municipais de Normandia, Mucajaí, São Luís do Anauá, São João da Baliza, Cantá, Distrito Sanitário Leste, Bonfim, Caracaraí e Boa Vista ainda não fizeram o resgate.

Conforme Zagury os imunobiológicos poderão ser recolhidos na própria sede do Núcleo, no bairro Jardim Floresta. "Já fizemos o repasse dos insumos para sete municípios, e estamos com uma equipe preparada para receber os gestores municipais que ainda não compareceram, e fazer o repasse do material. Tão logo os gestores procurem o Núcleo, poderão fazer o resgate e iniciar nas suas localidades a vacinação, atendendo às metas pactuadas junto ao Ministério da Saúde", salientou.

Conforme estudos do MS a vacina que será aplicada é a quadrivalente, que protege contra quatro sorotipos: 06, 11, 16 e 18, que são responsáveis por 70% dos cânceres cervicais e 90% dos condilomas ou verrugas. De forma que a vacina oferece 98,8% de eficácia na proteção contra as lesões pré-cancerosas no colo do útero. "Esperamos que nessa segunda etapa a população esteja conscientizada em relação aos benefícios que a vacina pode garantir para estas meninas no futuro, pois sem a segunda dose da vacina, não há proteção", reforçou Zagury.

VÍRUS

O Papilomavírus humano é um vírus de transmissão preferencialmente sexual, considerado como a doença sexualmente transmissível mais frequente no mundo. A infecção pode causar lesões benignas, lesões pré-cancerosas e o câncer propriamente dito, principalmente do colo uterino.

 

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO