- 05 de novembro de 2024
Crianças do Sesi dão show
A quadra do Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado ficou pequena na noite desta sexta-feira (29), onde aconteceu a edição 2014 do Festival Folclórico. Emoção e alegria tomaram conta do espaço com as apresentações dos alunos do maternal ao ensino fundamental.
O evento teve como tema este ano: “Roraima: Terra de cultura, encantos e riquezas”. O cantor regional Alisson Christian fez a abertura do evento com canções de composições próprias e de outros artistas regionais.
A primeira apresentação foi da música “Buriti do Campo” de Eliakin Rufino, seguida pela música “Cruviana” de Neuber Uchôa, onde os alunos mesclaram a dança com a famosa lenda local. Logo após, veio a dança coreografada da música de autoria de Neuber Uchôa “Casinha de Abelha”.
A quadrilha também fez parte das apresentações do Festival Folclórico. Com trajes típicos inspirados na bandeira do Estado de Roraima, os alunos encantaram a plateia com originalidade e carisma, dançando ao som das musicas Pau de arara, Jardim da Amazônia; Canto das Pedras; Arrasta Pé.
A famosa música Makunaimando de Zeca Preto e Neuber Uchôa movimentou o espaço de dança do festival seguida pela apresentação do Festival das Araras Vermelhas e Azuis que encerrou esta edição.
Para a Professora Janismara Almeida, mãe do pequeno Cauã, o festival representa não só uma manifestação cultural mas também um momento de interação e inclusão entre as crianças. “Meu filho é especial e eu me sinto muito satisfeita de ter encontrado para ele uma escola como o SESI. Ele interage super bem com outras crianças, está se desenvolvendo culturalmente e eu só tenho a agradecer a essa equipe que cuida tão bem desses pequenos. A emoção foi à flor da pele hoje”, comentou.
A diretora do SESI Ellen Cavalcante destacou que a emoção esse ano é muito maior por se tratar de um tema muito especial: Roraima. “Este estado que muitos de nós nascemos e que outros tantos escolhem pra viver, e as crianças estão tendo a oportunidade de conhecer melhor a história que permeiam as danças. O festival é a culminância dos projetos desenvolvidos em sala de aula, inclusive eles assistiram a uma palestra sobre a cultura de Roraima antes do evento”, finalizou.