00:00:00

Eleições 2014

Justiça Eleitoral treinou cerca de 800 mesários em duas semanas.


TRE treinou 800 mesários

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) iniciou no último dia 18 de agosto, o treinamento dos mesários que irão atuar na Capital e no interior no pleito deste ano, no qual serão eleitos presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais. Além de Boa Vista, a Justiça Eleitoral promoveu a capacitação de mesários nos municípios do Cantá, Bonfim e Amajari.

Na análise do presidente da Comissão de Treinamento de Mesários do TRE-RR, Randerson Aguiar, é fundamental o comparecimento dos mesários na capacitação por se tratar da primeira eleição em que será adotado o sistema biométrico de votação na Capital. “Por isso, é muito importante que eles se familiarizem com o equipamento eletrônico e saibam, com segurança, todas as etapas e situações que envolvem esse novo procedimento biométrico”, disse.

Aguiar ressaltou que o eleitor que se cadastrou como mesário voluntário pode comparecer nos Cartórios das 1ª e 5ª Zonas Eleitorais e pegar a convocação. Se preferir, pode ligar e informar seu endereço e horário a fim de que o oficial de justiça entregue a convocação para os trabalhos eleitorais, bem como para a participação no treinamento.

Na 5ª ZE, localizada na avenida Nazaré Filgueiras, 2077, próximo ao 4º DP, bairro Pintolândia, o treinamento dos mesários segue até o dia 19 de setembro, no horário das 14h às 18h. Na 1ª ZE,  situada na avenida Santos Dumont, 760, São Pedro, a capcitação vai até o dia 10 de setembro, das 8h às 12h. Na próxima semana, de 1º a 5 de setembro, o treinamento de mesários ocorrerá nos municípios de Pacaraima, Caracaraí e Iracema.

O presidente da Comissão de Treinamento de Mesários do TRE-RR destacou que o mesário é personagem fundamental para a realização das eleições gerais de 2014 e que este ano serão necessários 4.240 cidadãos para trabalhar em todo o Estado, sendo 2.468 em Boa Vista, e 1.772 nos demais municípios do interior.

Benefícios
Além das vantagens determinadas em lei para o cidadão que atuar como mesário, a exemplo dos dois dias de folga por dia de convocação, o TRE-RR acrescentou outro benefício: trabalhar nas mesas receptoras de votos contará pontos como critério de desempate no concurso público da Justiça Eleitoral roraimense, com previsão de publicação do edital para este ano.

Além disso, há benefícios para quem é universitário. Desde 2008, o Tribunal firma parcerias com instituições de ensino superior, e este ano foi formalizado convênio com a Universidade Estadual de Roraima (UERR), Faculdades Cathedral e Atual da Amazônia e Faculdade Roraimense de Ensino Superior (FARES).

“O acadêmico de qualquer curso pode se beneficiar. Além dos dois dias de folga para cada dia de convocação, sendo um de treinamento e outros dois no 1º e no 2º turno da eleição, ou seja, seis dias de folga, ele terá a vantagem no critério de desempate, caso se inscreva no concurso do TRE, e ainda ganhará 30 horas de crédito que contarão para as disciplinas optativas, como atividade na grade extracurricular”, explicou.

Requisitos
Para ser mesário, basta ser eleitor, maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Não podem atuar como mesário: candidato ou parente de candidato, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, cônjuge ou companheiro; membro de diretório de partido político; autoridade ou agente policial; os que pertencem ao serviço eleitoral; e fiscais e delegados de partido político ou coligação.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO