00:00:00

Simp�sio Internacional

Servidores do Lacen apresentam pesquisas


Pela primeira vez, o estado de Roraima vai ter trabalhos apresentados no IV Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica (SIMC), previsto para o período de 22 a 24 de outubro, em João Pessoa (Paraíba). O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) e contará com a apresentação de três pesquisas de servidores o Laboratório Central de Roraima (Lacen).

As apresentações no evento serão feitas pelos servidores Deborah Monteiro, em conjunto com biomédica Layele Dias, sobre o tema “Pitiríase Versicolor - distribuição epidemiológica da rede pública do estado de Roraima”. Cleudon de Queiroz Costa Filho em conjunto com Cátia Menezes, Rosângela Montenegro, Paulo José dos Santos e Ricardo Kronbauer, que vão apresentar sobre o tema “Porcentagem de Amostras que apresentaram Hepatite Delta (HDV), juntamente com Hepatite B (HBV)”, em exames realizados no Lacen no ano de 2013. E a pesquisa “Prevalência de Cepas Produtoras de ESBL em Pacientes Internados no Hospital Geral de Roraima”, da servidora Cátia Meneses, em conjunto com a doutoranda Marcia Brazão e equipe do Laboratório de Biologia Molecular (LaBMol) da Universidade Federal de Roraima.

Sobre a pitiríase versicolor, que é o popular pano branco, a bióloga Deborah Monteiro e a biomédica Layele Dias explicaram que o trabalho é um estudo epidemiológico que mostra a prevalência entre o sexo e a faixa etária dos pacientes atendidos no Lacen, no período de abril de 2013 a abril de 2014. “Escolhemos esse tema, por ser uma doença que acomete com grande frequência a população, por conta dos fatores propícios que contribuem para essa incidência, como por exemplo, o clima. Portanto, com base nos exames de pacientes que vieram de outras unidades e que fizeram a coleta do material no Lacen, fizemos as pesquisas e queremos mostrar o desgaste emocional que essa doença causa no paciente, por conta das dificuldades no convívio social, ou seja, pretendemos fazer com que as pessoas conheçam essa doença e saibam que o único local onde é feito o diagnóstico em Roraima é o Lacen, mas que as pessoas saibam que essa doença tem tratamento e cura”, comentou Débora.

A biomédica Cátia Meneses comentou a respeito do trabalho que analisou a prevalência de cepas produtoras de ESBL em pacientes internados no HGR, de março de 2013 a abril de 2014. “Trata-se de um trabalho que avalia a resistência das bactérias aos antibióticos em pacientes hospitalizados", complementou.

Outro servidor do Lacen que representará Roraima é o bioquímico Cleudon de Queiroz Costa Filho, cujo trabalho vai tratar sobre o percentual dos exames realizados no Lacen no ano de 2013, que apresentaram Hepatite Delta (HDV) juntamente com Hepatite B (HBV), ou seja, o número de amostras que tem os dois tipos de vírus causadores de hepatite ao mesmo tempo.

Queiroz explicou que depois de definir o tema, o grupo iniciou a contagem estatística, e depois veio à elaboração textual. “Foi uma parceria importante, que garantiu o levantamento dos dados e as pesquisas. Com isso esperamos contribuir para o banco de dados do Ministério da Saúde, já que são poucos os dados oficiais sobre a Hepatite, e ao mesmo tempo, dar maior visibilidade ao trabalho na área de microbiologia clínica desenvolvido em Roraima”, reforçou.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO