00:00:00

Jovens embaixadores

Programa selecionará estudantes para intercâmbio nos EUA.


Estudantes vão aos EUA
 Em Roraima, 17 candidatos de cinco escolas participam do processo de seleção que levará estudante a uma estada de três semanas nos Estados Unidos. A atividade faz parte do Programa Jovens Embaixadores, uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos (EUA) em parceria com setores públicos e privados de ambos os países.
No momento, os candidatos passam por uma análise de documentação e de confirmação das informações prestadas no momento da inscrição do Programa. Depois dessa fase, os candidatos selecionados realizarão dois exames.
O primeiro será um exame escrito, que será aplicado no dia 12 de setembro. Depois, os classificados realizam o exame oral no dia 19 de setembro. Uma Comissão selecionará quatro candidatos e depois disso, a Embaixada dos EUA selecionará o vencedor do certame. O resultado será divulgado no dia 24 de outubro.
Os candidatos participantes são de cinco escolas. As escolas Camilo Dias, Gonçalves Dias e Ana Libória possuem um candidato cada. A Escola Aldébaro José Alcântara (Bonfim) contou com oito candidatos e o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFRR), seis candidatos.
“A Escola Aldébaro José no Bonfim, está localizada próximo a fronteira com a Guiana, nosso país vizinho, e o Programa desperta muito interesse dos jovens pela questão da prática da língua inglesa. Por isso contamos com muitos candidatos de lá”, destacou Mateus Gomes, coordenador do Programa na Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
O PROGRAMA
Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores beneficia com uma viagem de três semanas aos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública. O programa é destinado aos estudantes com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertencem à camada sócio-econômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, ou seja, que são exemplos em suas comunidades.
O programa conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Ministério da Educação (MEC) e da rede de centros binacionais Brasil - Estados Unidos, além de empresas e organizações dos dois Países. Serão selecionados estudantes em todos os Estados da Federação.
A VIAGEM
A viagem dos candidatos selecionados está programada para o período que vai de 10 a 31 de janeiro de 2015. Na primeira semana, os estudantes visitam a Capital dos Estados Unidos, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais.
Depois da primeira semana em Washington, os participantes são divididos em sub-grupos e cada um deles viaja para um Estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil.
No ano passado, Pedro Henrique da Silva Ribeiro, estudante da Escola Estadual Ana Libória foi o Jovem Embaixador selecionado pelo programa, e em janeiro desde ano esteve nos Estados Unidos. Pedro disse que a experiência de viajar para outro país foi marcante em sua vida e que o voluntariado dos americanos foi o que mais lhe chamou atenção.
“É impressionante a disposição que eles [os americanos] têm em se prontificar para ajudar os outros. São pessoas solícitas quanto a isso. Percebi que o voluntariado é algo que faz parte da cultura deles. O Programa Jovens Embaixadores busca exatamente isso, nos tornar uma pessoa melhor em nossa convivência em sociedade”, disse.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO