00:00:00

Rede Cegonha

Mais de 100 profissionais da capital e munic�pios participam de encontro.


Parto humanizado discutido

Buscando o fortalecimento das ações preconizadas pela Politica Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do Núcleo de Ações Programáticas da Mulher, promoverá na próxima semana, uma capacitação para “Assistência ao Pré-Natal, Parto Normal e Puerpério com vistas à Humanização no contexto da Rede Cegonha”. O encontro será realizado entre os dias 01 e 03 de setembro, horário comercial, no auditório do Corpo de Bombeiros.

 Participarão do encontro gestores, profissionais de saúde da Atenção Básica e das unidades hospitalares de referência, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, psicólogos, assistente social, fisioterapeutas e demais profissionais que atuam nas unidades de saúde da capital e do interior.

Entre os temas a serem tratados estão pré-natal com estudos de casos, a importância do aleitamento materno, puerpério, nova caderneta da gestante, parto humanizado, entre outros. Conforme a coordenadora-geral da Atenção Básica (CGAB ), Ana Nery da Cunha Oliveira, a finalidade do encontro é  efetivar as ações da linha de cuidado materno-infantil, preconizado pelo Ministério da Saúde no Estado de Roraima. "Com esse encontro, pretendemos envolver todos os profissionais que fazem parte do processo de atendimento ligados à Rede Cegonha e com isso executar com eficácia as metas pactuadas", esclareceu.

Para a gerente do Núcleo de Ações Programáticas da Mulher, Maysa Ruiz, já estão confirmadas as participações de servidores dos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Mucajaí, Normandia, Uiramutã e Distrito Sanitário Especial Indígena  Yanomami. "Será um momento de esclarecimentos e troca de experiências, de forma que teremos todos os profissionais juntos, falando sobre as diretrizes da Rede Cegonha. Entendemos que será um momento para esclarecimentos sobre as metas propostas pelo Ministério da Saúde, e pactuadas na adesão da Rede Cegonha", complementou.

REDE CEGONHA

A Rede Cegonha (RC) foi implantada há dois anos em Roraima. Trata-se de um programa do Governo Federal, que busca reduzir a mortalidade materna, infantil e fetal, ofertar pré-natal de qualidade, exames com resultado em tempo oportuno e acompanhamento da criança de 10 anos.

 

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO