- 05 de novembro de 2024
Cadetes recebem espadim
A solenidade militar de entrega do “Espadim”, realizada pela Polícia Militar ontem (28.08) na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, deu as boas vindas aos 34 cadetes da PMRR, futuros oficiais da instituição. Participaram da solenidade, o governador Chico Rodrigues, o comandante geral da PMRR, coronel Dagoberto Gonçalves, autoridades militares, secretários de Governo, familiares e amigos dos cadetes.
A programação da solenidade impressionou o público presente ao representar e enaltecer a simbologia do Espadim – representa autoridade, dignidade e honra do oficial, a primeira conquista dos alunos do curso de formação de oficiais, na caminhada rumo ao oficialato dentro da Polícia Militar.
A entrada dos cadetes à Esplanada do Palácio do Governo foi ao som da canção do CFO (Curso de Formação de Oficiais), de autoria do soldado policial militar músico Helton Jefferson Ferreira de Oliveira, feita sob o comando do 1º tenente Izael Salazar Rochnca Jansen.
Os 34 cadetes da Polícia Militar entraram na academia de Polícia Integrada ano passado, tendo 73 disciplinas práticas e teóricas, com carga horária total de 2.722 horas/aulas. Eles estão sendo preparados para assumirem as funções de comando, chefia e direção na Polícia Militar de Roraima.
Ao serem ressaltados os valores e tradições representados pelo espadim, o governador fez a entrega da arma aos três primeiros colocados no concurso de admissão ao CFO, Leonardo de Almeida Cerqueira, Francisco Rodrigues e Antônio Adriano Lopes Silva, acompanhado do coronel Gonçalves. Em seguida as madrinhas e padrinhos entregaram aos demais cadetes.
Quando prestaram o compromisso do Espadim, posicionados com armas em punho, os cadetes demonstraram o orgulho de quem ostenta uma arma como essa. O que é justo, por seus valores e tradições, mesmo a comparando com outras. Depois eles saudaram o hino nacional e, novamente, se incorporaram à tropa.
Durante o evento, foi exibido em telão à retaguarda da tropa um vídeo institucional produzido a partir do cotidiano dos alunos durante o curso de formação de oficiais na Academia de Polícia Integrada. No vídeo, eles aparecem estudando, treinando e atuando no trabalho operacional.
Na ocasião, o comadante da PM, lembrou que a entrega do Espadim era destinada aos príncipes do império russo do czar Alexandre III, no século XIX, para que estes o portassem, até estarem aptos a exercer a função de comando. Nesse sentido, o cerimonial da solenidade foi incorporado aos costumes da PMRR, já pela segunda vez na corporação.
“O espadim visa firmar o compromisso dos cadetes com a academia de polícia, berço de sua formação policial militar, jurando obediência, zelo, respeito e disciplina no seu aprimoramento físico, moral e intelectual”, destacou.
Ele disse que confia no propósito dos cadetes se tornarem referências e exemplos de líderes, que instituições, como a polícia militar de Roraima, precisam. “Continuem laborando e se dedicando a cada dia, a cada aula ou instrução. Serão certamente os comandantes que terão, sob seus ombros, o destino e a força da melhor polícia deste País”, afirmou.
Por dever de justiça, Gonçalves agradeceu o governador do Estado que contribuiu decisivamente, ainda na função de vice-governador, para a posse dos cadetes. “Com certeza outras turmas e outras entregas do espadim acontecerão, sob este maravilhoso pavilhão nacional, símbolo maior da Pátria”, disse.
Ele finalizou, citando Madre Tereza de Calcutá, para animar os cadetes. “Trecho do discurso, quando ela foi receber o prêmio Nobel da Paz, fala assim: ‘Às vezes o que você leva uma vida para construir, vem alguém e a destroe em minutos. Você pode dar o melhor de você, mas vai ter sempre alguém achando que é pouco’. Faça o que tem de ser feito, e dê o melhor de você assim mesmo, porque no final o acerto de contas é sempre com Deus, e nunca com as pessoas”, disse.
O governador Chico Rodrigues, por sua vez, disse destacou aos presentes que os cadetes que estão sendo formados em Roraima haverão de assumir função de comando ao final do curso, tendo continuidade, e acima de tudo autoridade.
Além disso, ele disse que os investimentos feitos na Polícia Militar, principalmente com relação ao aparato tecnológico colocado à disposição das viaturas operacionais, permitindo pronta resposta às diversas demandas da população, o que permitiu uma atuação eficiente por parte dos policiais militares e maior profissionalismo no desempenho profissional.
Segundo o governador, o espadim é o início da uma longa caminhada. “Cadetes se dediquem, vocês são os melhores, e as funções também serão, sigam em frente”, afirmou Chico, estimulando os formandos.
Os formandos saíram de forma após entoaram a canção da Polícia Militar, e deram início a uma festa compartilhada com muita alegria e abraços, com os familiares, amigos e parentes, registrando momentos para posteridade. A primeira foto foi realizada com o governador e o comandante da Polícia Militar.
Para o formando Leonardo de Almeida Cerqueira, 32 anos, um dos colocados no concurso de admissão ao CFO, receber o espadim foi um momento grandioso, pleno de satisfação e alegria, tendo em vista as dificuldades e renúncias passadas até o momento. “A etapa agora é de ascensão e servidão a sociedade, trazendo sensação de segurança à população”, destacou.