- 05 de novembro de 2024
RR muda com obras na Guiana
O governador Chico Rodrigues (PSB) chefiou a delegação de Roraima que participou nesta quinta-feira (28), em Georgetown, capital da Guiana Inglesa de mais um encontro bilateral para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura Brasil/Guiana
Pelo lado brasileiro, estiveram presentes à mesa de negociações, o senador Romero Jucá (PMDB), o secretário de Planejamento, Sérgio Pillon, o Presidente da Companhia Enérgetica de Roraima, Luiz Henrique Hamann, o embaixador do Brasil na Guina, Lineu de Paula, além do diretor de Assuntos Internacionais da Seplan, Eduardo Oistreicher.
As negociações, que estão avançadas com o governo brasileiro, giram em torno da construção de duas hidrelétricas em território guianense, ambas no rio Mazzaroni. A do Alto Mazzaroni vai produzir 1,5 mil Mw. A segunda, no baixo Mazzaroni, produzirá 3 mil Mw. O grupo discutiu ainda as tratativas para a pavimentação da estrada entre Lethem e Linden, também em território guianense, e da construção do porto de águas profundas em Georgetown, que facilitará o escoamento da produção de Roraima e do Brasil para os mercados internacionais por meio do oceano atlântico.
O governador Chico Rodrigues enfatizou que existe a vontade política do governo brasileiro em construir as obras o que, para ele é estratégico para o desenvolvimento de Roraima.
“Vamos batalhar politicamente em Brasília para que o governo possa garantir a execução destas três obras que são fundamentais para o nosso Estado. A estrada é o primeiro passo e vai marcar um novo tempo para Roraima, haja vista, que poderemos exportar nossos produtos, gerar empregos e modificar o perfil econômico do nosso Estado”, explicou Chico.
O governador lembrou que as três obras: estrada, hidrelétricas e a construção do porto se complementam e vão trazer um novo perfil de desenvolvimento para Roraima. “O governo federal está construindo o linhão de transmissão de Manaus até Boa Vista, obra prevista para ficar pronta até 2016, que permitirá a interligação da produção da Guiana com o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável pelo sistema elétrico brasileiro. Daí a importância da execução destas três obras. Todos vão ganhar com a geração de emprego e renda que tais obras representam”, concluiu Chico.
Durante a visita a guiana a delegação fez uma visita a residência oficial do Presidente da Republica da Guiana, Donald Ramotar. Na oportunidade o governador Chico Rodrigues e o senador Romero Jucá falaram da importância das obras que representam um marco para os dois países.
O presidente guianense lembrou a inauguração em setembro de 2009, da ponte sobre o Rio Tacutu. Ele destacou esta obra a primeira ligação terrestre entre os dois países e que constitui marco simbólico da aproximação bilateral.
Sobre as novas grandes obras que estão em discussão com o governo brasileiro ele garantiu que o seu país está empenhado para que os projetos de execução possam iniciar o mais rápido possível.
“Nós estamos muito felizes porque conseguimos alcançar esse marco memorável que foi a discussão ampla para que tais obras que vão beneficiar as duas nações irmãs possam se concretizar. A visita do governador Chico Rodrigues e do senador Romero Jucá reforça a certeza de que o governo brasileiro vai nos ajudar a tornar o sonho do nosso povo realidade”, assegurou Ramotar.
Jucá faz articulação
Ao enfatizar o potencial dos projetos de infraestrutura para a integração dos dois países, com benefícios diretos para as populações locais, o senador Romero Jucá (PMDB), garantiu durante a reunião com o ministro das Obras Públicas da Guiana, Robeson Benn e a embaixadora do ministério das Relações Exteriores, Elizabeth Harper, que vai atuar politicamente junto ao governo federal em Brasília para que o governo brasileiro possa dar os primeiros passos para o inicio da construção dos 454 km da estrada entre Lethem a Linden.
O senador explicou aos agentes do governo guianense que a viabilização dos projetos exigirá estrutura financeiramente sustentável, integrada por mecanismos oficiais, pelo aporte de instituições financeiras multilaterais ou por investimentos privados.
O próximo passo será um trabalho de articulação política em Brasília para que o governo possa garantir os recursos para a construção da estrada que será o primeiro passo desta grande obra.
“Estamos convictos que os projetos de infraestrutura nas áreas de transporte e energia estimularão o desenvolvimento econômico e social de ambos os países. O que vamos buscar agora é uma articulação política para que possamos avançar com os trabalhos bilaterais voltados a buscar meios para a sua execução”, destacou Jucá.
Romero Jucá explicou que o asfaltamento da estrada Lhetem-Lindem irá ligar Roraima aos mercados mundiais por meio do oceano atlântico.
“O nosso estado está caminhando para se tornar uma potência no setor agropecuário. Somos a última fronteira agrícola deste país e a cada ano estamos aumentando a nossa produção de grãos. A construção desta estrada vai trazer novos investidores para Roraima, haja vista a localização geográfica privilegiada. Agora vamos buscar articulação junto ao Ministério dos Transportes para que o sonho da construção desta estrada se torne realidade”, assegurou Jucá.
O ministro de Obras da Guiana, Robeson Benn se mostrou entusiasmado com a vontade demonstrada pelo governo de Roraima e o senador Romero Jucá na efetivação das obras.
“Os nossos estudos estão aprofundados e os nossos relatórios sobre as obras estão prontos. Hoje esta reunião é mais um grande passo para que possamos definitivamente dar inicio a construção da estrada Lhetem-Liden que vai representar um canal de desenvolvimento para os nossos países. Estamos esperançosos e agradecemos a dedicação do governo de Roraima e do senador Romero Jucá com esta causa que é nobre para as duas nações”, agradeceu Benn.