- 05 de novembro de 2024
Jucá quer obras na Guiana
O vice-presidente do senado, Romero Jucá (PMDB-RR) se reuniu nesta quinta-feira (28), em Georgetown, Guiana com o presidente Donald Ramotar, integrantes da Comissão Mista de Infraestrutura Brasil-Guiana e dos Comitês de Energia e Transporte e, o governador de Roraima, Chico Rodrigues. O encontro teve o objetivo de discutir construção de estradas e duas usinas hidrelétricas no país vizinho.
A negociação na área de infraestrutura e desenvolvimento econômico entre os dois países começou em 2010, liderada pelo senador, Romero Jucá. Segundo ele, a Guiana tem uma posição estratégica e poderá se transformar numa base logística para exportação dos produtos brasileiros com destino a Europa e Estados Unidos.
“O asfaltamento da estrada até o Porto da Guiana é absolutamente importante para Roraima. Poderemos ter uma saída direta para outros países, inclusive o mundo oriental, através do Canal do Panamá. Isso possibilitará que Roraima possa se transformar efetivamente num Estado exportador de soja e outros grãos. Nós precisamos ter uma saída para o mar, é necessário a existência de um porto para escoar nossa produção”, afirmou Jucá.
Outro assunto discutido foi a construção de duas hidrelétricas. As usinas vão gerar em conjunto, 4.500 MW, comercializados para o Brasil. “Essa energia abastecerá Roraima, Amazonas e o excedente vendido para outros estados. “Vamos ter condições de liberar energia tanto da Guiana como de Tucuruí e complementar a matriz energética da Usina de Belo Monte. Será um ganho para o Brasil e Roraima porque essa energia ao entrar no Estado terá condições de gerar riquezas e arrecadar recursos com essa comercialização”, explicou o senador.
Para Jucá, essas obras na Guiana vão impulsionar a construção de um novo Porto de águas profundas em Georgetown, que beneficiará futuramente Roraima. “Esse porto dará mais capacidade de concorrência para as importações e exportações do Brasil, com isso, o Estado passará a ser um grande corredor de mercadorias”, disse o parlamentar.
O presidente da Guiana, Donald Ramotar, agradeceu o apoio e afirmou que a parceria será o caminho para o desenvolvimento. “Roraima e Guiana caminham juntos, ambos tem projetos que se completam”, disse Ramotar.
Diante das possibilidades de crescimento para Roraima, o governador Chico Rodrigues aproveitou para estender acordos nas áreas de educação, segurança e defesa agropecuária. “São questões importantes para manter uma boa cooperação entre os dois países,” afirmou Governador.