- 05 de novembro de 2024
BV no ranking nacional
Beneficiada com obras de ampliação da rede de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, Boa Vista avançou 14 posições no ranking de saneamento básico entre as 100 maiores cidades do País. Essa atualização, feita com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, é referente ao ano de 2012 e foi divulgada nessa quarta-feira (27) pelo Instituto Trata Brasil. A Capital de Roraima passou da 65ª posição, em 2011, para 51ª posição, em 2012, melhor colocação entre as cidades da Região Norte.
Com o término da segunda etapa da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, em fevereiro deste ano, os índices de cobertura e de atendimento acumulados do serviço de coleta e tratamento de esgoto já são de 51,63% e de 43,29%, respectivamente, ou seja, maior do que o divulgado pelo Trata Brasil de pouco mais de 39%. Após a conclusão da terceira etapa, prevista para o próximo mês de dezembro, esse índice será de 61,34%.
Esses avanços na área do saneamento básico resultam da realização, nos últimos sete anos, de importantes obras, objetivando a universalização dos serviços de fornecimento de água tratada e de coleta e tratamento de esgoto.
Desde 2007, com a realização da obra de ampliação e modernização do sistema de abastecimento de água, Boa Vista se transformou num imenso canteiro de serviços do setor de saneamento. Nessa etapa dos trabalhos, foram realizadas melhorias nas redes de captação, adução e tratamento de água, inclusive com automação de todo o sistema. Com isso, o fornecimento de água tratada beneficia praticamente toda a população da Capital.
A partir de 2009, começaram as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, que já estão na quinta etapa de execução e existe projeto pronto para realização da sexta etapa, com a finalidade de universalizar o oferecimento desse serviço para os moradores de Boa Vista. A conclusão das três primeiras etapas já garante atendimento de uma população estimada de quase 75 mil pessoas. O sistema existente, antes da realização da primeira etapa, já atendia a mais de 68 mil pessoas.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), Gregório Almeida, que acompanha, desde o início, os trâmites de elaboração de projeto e execução das obras, o planejamento das ações por parte do Estado tem sido fundamental para realização dos serviços. “O projeto foi elaborado para atender toda a Capital. Esse planejamento contribuiu no processo de aquisição dos recursos. Houve cidades de outros estados, por exemplo, que apresentaram projetos feitos às pressas e não obtiveram aprovação junto ao governo federal na busca de investimentos para realização das obras”, explica.
Atualmente, estão em andamento a terceira, a quarta e a quinta etapa da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Boa Vista e os serviços de ampliação da rede de abastecimento de água do bairro Cidade Satélite.
As obras já executadas foram realizadas com investimentos adquiridos pelo Estado, através de financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF), e as que estão em execução têm investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), do governo federal, e são feitas por meio de parceria entre o Governo de Roraima e o Ministério das Cidades.