- 05 de novembro de 2024
Pista ecológica em escola
A prática de esportes e a preocupação com o Meio Ambiente levou a Escola Estadual Tancredo Neves, localizada no bairro de mesmo nome, a desenvolver uma pista de atletismo ecológica. Com pouco mais de 50% de conclusão, a estrutura é formada com garrafas pet. Serão 75 metros divididos em quatro raias.
O idealizador do projeto é o professor Roberval Pereira que percebeu a necessidade de utilizar a área disponível próximo à quadra para ofertar um meio apropriado para a prática de esportes. “A intenção é fazer com que nossos atletas tenham uma pista para treinar porque a mais próxima é na Vila Olímpica e muitos não têm condições de ir para lá”, frisou.
Para concluir, a escola necessita cerca de duas mil garrafas de 2 litros e mais duas mil unidades de 300 ml. “Estamos com dois meses trabalhando nessa pista. O nosso projeto engloba uma pista de atletismo, uma quadra de vôlei de areia, pista para salto em distância e para arremesso de peso”, narrou.
A princípio, apenas os estudantes da escola terão acesso a esse ambiente, mas a ideia, segundo Pereira, é abrir o espaço para competições entre escolas. “Será uma forma para mostrarmos às outras unidades que nós podemos utilizar de recursos recicláveis e que é uma ideia que dá certo”, ressaltou.
Outra intenção é preparar atletas para modalidades individuais aos Jogos Escolares e outras competições estaduais e nacionais. “Temos alunos excelentes para o atletismo, mas não foram inscritos para competição por falta de um local para treinar. Foi aí que planejei essa pista para oportunizar essa garotada no esporte”, complementou Pereira.
“Precisamos desenvolver e trabalhar as modalidades individuais”, ressaltou a gestora da escola Tancredo Neves, Florismar Bezerra, ao dizer que há a possibilidade de unir os projetos desenvolvidos de forma sustentável pela unidade de ensino a fim de contribuir para a sensibilização dos alunos quanto a conservação do Meio Ambiente e práticas esportivas.
Com viagem marcada para novembro deste ano, a aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Thayná Souza, representará Roraima na modalidade salto em distância em São Paulo (SP). Para ela, a construção da pista ecológica proporcionará avanços no treinamento dela e de outros colegas. “É a primeira vez que participo nessa modalidade”, ressaltou.
A escola Tancredo Neves desenvolve projetos voltados à preservação ambiental como Agenda 21 e Escola Sustentável. Recentemente foi concluída a reforma da estrutura física e para manter o ambiente limpo e conservado, foi criado um projeto de sensibilização junto aos alunos, corpo docente e administrativo da unidade de ensino. A unidade conta com 839 alunos matriculados entre o 8º e 9º do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º do Ensino Médio.