- 05 de novembro de 2024
Leitura encerra exposição
Arara azul, boto, peixe-boi. Estes são alguns animais em extinção que estão retratados em prosa e verso na obra “Animais ameaçados de Extinção”, do escritor Miranda de Aquino. O autor fez uma mesa de autógrafos terça-feira (26) durante o IV Expondo e Encantando, evento do Programa Caminhada Literária.
A obra de Miranda de Aquino é da coleção de Literatura de Cordel Ecológico Infantil volume V. O livro, que possui parecer técnico do Conselho Estadual de Educação de Roraima (CEE/RR) está escrito em três idiomas: português, inglês e espanhol, possui 80 páginas e ilustrações de Augusto Cardoso.
“A intenção da obra é chamar a atenção sobre o meio ambiente e despertar a consciência de que cada animal que desaparece é um desequilíbrio e um desfalque para a natureza”, destacou o autor.
Miranda informou que a obra possui um encarte infantil e um cd com músicas folclóricas. Ele reforçou ainda que pretende divulgar a obra nas escolas estaduais e promover mesa de autógrafos.
“Aqui ainda é muito tímido o hábito das pessoas participarem de mesas de autógrafos. Quero ainda ajudar a despertar essa cultura, porque além de ser uma atividade que incentiva os autores, também é interessante para quem aprecia a leitura”, disse.
Escolas trocam experiências
Em uma atmosfera doce e agradável, mediadores de salas de leitura de escolas estaduais tiveram a oportunidade de trocar experiências no IV Expondo e Encantando. O evento este ano trouxe o tema “Entre doces e palavras com Cora Coralina”, em homenagem ao 125º aniversário da poetisa e doceira.
O público do evento foi recepcionado com pequenos doces, bolos e guloseimas e desta forma, foram convidados a assistir as apresentações dos projetos de leitura. Cada escola apresentou sua estratégia para atrair o aluno para as bibliotecas e salas de leitura e assim fomentar o gosto pelos livros e também pela escrita.
A Escola Mario David Andreazza, por exemplo, realiza um Sarau poético e musical. Já a Escola Ulysses Guimarães promove a Gincana Literária. Segundo Ileny Barbosa dos Santos, mediadora de leitura da unidade de ensino, é por meio de atividades diferenciadas que o aluno se interessa pela escola e aprende mais.
“Os alunos gostam de participar de atividades diferentes, eles se envolvem muito com a gincana, se dedicam. E com essas atividades dinâmicas, vamos repassando os conteúdos, incentivando a leitura e eles aprendem sem mesmo se dar conta do aprendizado”, destacou a professora.
Outra parte importante neste contexto de aprendizagem está no incentivo da família. Leno Moreira é pai de Milena, aluna do 6º ano da Escola Buritis. Ele prestigiou o evento e disse que está sempre incentivando a filha.
“Ela gosto muito de ler e escrever e eu estou sempre incentivando, compro os materiais que ela precisa e acompanho na escola. Acredito que todos os pais deveriam ter essa consciência e fazer o mesmo pelos seus filhos”, disse.
Participação de escolas
O Expondo e Encantando é promovido pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), por meio do Programa Caminhada Literária. Realizado há quatro anos, o evento busca a integração entre as escolas e a socialização dos trabalhos, projetos e experiências exitosas. Este ano, 24 escolas se inscreveram para participar.
Para Dacilene Braz, coordenadora do Programa Caminhada Literária, o evento foi um sucesso, principalmente porque contou com a participação de escolas de Ensino Médio.
“Ficamos felizes de ver o público do Ensino Médio participando de nossas ações de leitura. Além disso, vimos muitos relatos de alunos que além de ler os livros nas escolas, pediam para levar para casa para seus pais lerem. É com essas pequenas atitudes que sentimos que estamos alcançando nosso objetivo”, destacou Dacilene.
As escolas que participaram do evento foram: Penha Brasil, Lobo D’Almada, Barão de Parima, Euclides da Cunha, Dom José Nepote, Idarlene Severino, 13 de Setembro, Antônia Coelho de Lucena, Diva Lima, Major Alcides, Coema Souto Maior, Maria Raimunda Mota de Andrade, Buritis.
E também as escolas Ulysses Guimarães, Mário David Andreazza, 31 de Março, Pedro Elias, Vitória Mota Cruz, Caranã, Voltaire Pinto, Raimunda Nonato, Severino Cavalcante, Olavo Brasil e Oswaldo Cruz.
Além do Expondo e Encantando, o Programa Caminhada Literária possui outras ações programadas para este segundo semestre letivo. No período de 6 a 10 de outubro, será realizada a Semana da Leitura, com ações diferenciadas em diversas escolas da Capital. E, no dia 10 de outubro, está previsto o III Festival de Contação de Histórias.
No Festival de Contação de Histórias, os próprios alunos auxiliados pelos professores e mediadores de leitura, são os contadores de história. Esta é uma forma dinâmica e divertida para incentivar a prática da leitura, uma vez que os alunos têm que ler um texto e depois contar a história.