00:00:00

Saúde

Mais de 150 procedimentos de saúde realizados no CDI


Mais de 150 diagnósticos  

            O oitavo mutirão de Cateterismo do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau) ocorreu neste final de semana, de 22 a 24 de agosto, com 20 pacientes atendidos. Destes, 19 foram cateterismo e uma angioplastia. Os procedimentos foram realizados na sala de hemodinâmica da unidade.

            O CDI chega ao seu oitavo mutirão hemodinâmico com 154 procedimentos realizados este ano. A perspectiva de que até o fim do ano, outras ações semelhantes sejam realizadas na unidade. Os atendimentos ocorrem pela manhã e tarde, mediante agendamento prévio. Além da demanda das unidades públicas e privadas da capital e do interior, a unidade também recebe pacientes de países vizinhos.

            A maioria dos pacientes do oitavo mutirão era hipertensa e apenas um sofria com problema renal crônico, informou a diretora-geral do CDI, Fátima de Jesus. “A hipertensão é desencadeada por vários fatores. Entre eles, maus hábitos alimentares, estresse do dia a dia e vida sedentária são algumas das tensões que fazem subir e sobrecarregar o coração, levando a problemas cardíacos”, explicou.

A administradora da unidade, Gardênia Souza, explicou que para realização dos mutirões, o Estado recebe de Brasília, o especialista em cardiologia hemodinamicista, Luis Carlos Vieira Matos, que juntamente com o também hemodinamicista, Marcelo Nakashima e o anestesista, Luis Roberto Rocha compõem a equipe médica para a realização dos procedimentos.

O cateterismo é um procedimento empregado na análise dos vasos sanguíneos e do coração, para detectar anomalias em veias e artérias. O procedimento é feito por meio de um cateter, um tubo flexível. A técnica dura de 20 a 30 minutos. Depois disso, o paciente permanece algumas horas em observação e, caso não apresente alteração, é liberado em seguida.

Quanto aos exames de angioplastia, esses duram cerca de 50 minutos. Depois de ser submetida ao procedimento, a pessoa fica em repouso por 24h no HGR e não havendo complicação, ela é liberada. Dentro de 20 dias, ela já pode ter uma rotina normal.

Existem casos em que durante o cateterismo, são detectadas pequenas obstruções, quando isso acontece, o paciente passa a ter indicação para a angioplastia que é o restabelecimento do fluxo sanguíneo na artéria. “Todo paciente submetido a angioplastia, tem que passar primeiro pelo cateterismo”, explicou a administradora.

SERVIÇOS

Além do cateterismo e angioplastia, a unidade realiza diversos procedimentos de diagnóstico por imagem há mais de 18 anos. Entre eles, realiza exames de tomografias, mamografia, faz avaliações para implantação de marca-passo, estudos eletrofisiológicos do coração, flebografia (radiografia das veias) e a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), uma técnica que utiliza a imagem fluoroscópica para diagnosticar e tratar doenças associadas ao sistema biliopancreático.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO