- 05 de novembro de 2024
Emoção, vibração e empolgação marcaram a programação da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas(Proerd), referente ao 1º semestre deste ano, realizada na manhã de hoje, no ginásio poliesportivo Senador Hélio Campos. Participaram do evento, mais de 2.100 alunos das 20 escolas da Rede Estadual, pertencentes ao 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o programa será ampliado este ano.
Também participaram da solenidade, a primeira dama do Estado, Selma Rodrigues, que representou o governador do Estado, o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, o general de brigada Carlos Alberto Mansur, o comandante da PMRR, coronel Dagoberto Gonçalves, a secretária adjunta de Educação, Neide Rodrigues, o secretário Estadual de Segurança Pública, Amadeu Soares e o secretário de Cidadania e Justiça (Sejuc), Natanael Nascimento.
Na solenidade, foram lidas e premiadas as três redações selecionadas dentre as 20 escolas da Rede Estadual de Ensino, atendidas neste trimestre, escritas pelos alunos participantes do programa. Entre os três destaques deste semestre, estão Layla Nalanda Lima de Souza, da escola Francisca Élzika de Souza Coelho, Luiz Gustavo Diniz de Oliveira, da Escola Buritis, e Petros Kauã Pereira, da Euclides da Cunha. Todos são do 5º ano do Ensino Fundamental.
A estudante Layla Nalanda Lima de Souza, que freqüenta as aulas do instrutor Costa Lima, agradeceu em sua redação, em próprio nome e dos demais colegas, ensinamentos e experiências adquiridas. “(...) Tudo que aprendi no Proerd eu irei levar para o meu futuro. Para evitar a violência, é preciso estar longe das drogas e da bebida alcoólica. Por isso não devemos estar perto de pessoas que fumam drogas por que elas podem se tornar violentas. Aprendi a tomar minhas próprias decisões”, afirma no texto da cartinha.
As três crianças que se destacaram no Programa, por meio das redações, receberam medalhas das mãos das autoridades presentes. A primeira dama, Selma Rodrigues, entregou certificado a Layla Nalanda Lima de Souza, da escola Francisca Élzika de Souza Coelho, o coronel Mansur, a Petros Pereira, e o coronel Gonçalves, a Luiz Gustavo Diniz. Em seguida, foram entregues certificados de conclusão do programa aos alunos formandos representantes das 20 escolas participantes. Os três primeiros foram Iara Costa Magalhães, do 4º ano da escola 13 de Setembro, Marisol Garcia Souza, da 31 de Março, e Lia Medeiros N. Campos, também do 4º ano da escola Barão de Parima.
A vibração maior ocorreu quando os diretores das escolas participantes entregaram placas de participação aos instrutores do Proerd. Ao receberem as homenagens, os instrutores levantaram as placas e dançaram em agradecimento junto à platéia, que ovacionou todos os contemplados, em reconhecimento ao trabalho realizado pelos militares ao longo dos últimos seis meses.
Durante a formatura, o comandante da PMRR, coronel Dagoberto Gonçalves, destacou a importância do programa, que se tornou uma realidade em Roraima, resultante da união de esforços da Polícia Militar, da escola, da família e da comunidade, que juntos se integraram com um único objetivo: promover o bem estar social, melhorar a qualidade de vida das pessoas e construir uma cultura de paz.
“Em nosso Estado, o Proerd conta com uma equipe de dez policiais militares capacitados para atuarem como educadores nas escolas públicas, em aulas ministradas como parte da programação educacional, para que a criança aprenda subsídios e fatores de proteção e não se envolva em casos de violência nem aceite drogas”, afirmou.
Segundo ele, o Governo do Estado presta apoio o programa, por meio da Secretaria de Educação, com o material didático, composto por livro e caderno de atividades. “Em sala de aula, o educador usa dinâmicas como teatralização, jogos, leituras, de modo que os estudantes sejam conscientizados para os problemas decorrentes do uso de drogas e da prática de atos infracionais violentos”, afirmou.
Esse trabalho de prevenção primária às drogas, conforme o coronel Gonçalves, encerra os cursos do primeiro semestre de 2014. “Vamos ampliá-lo nos próximos anos, levando para o Interior, áreas indígenas e escolas municipais de nossa Capital”, afirmou.
O comandante renovou o compromisso da Polícia Militar de conseguir sempre ultrapassar a marca quantitativa e qualitativamente de alunos multiplicadores dos conhecimentos Proerd, entre as crianças da região, para que possam resistir prevenidos e munidos intelectualmente da influência das drogas e da violência e que possam crescer levando consigo a marca da ideologia proerdiana, com cidadania, moralidade e ética em suas vidas, contribuindo para a formação de uma sociedade mais sadia, justa e feliz.
Após as palavras das autoridades, os alunos presentes foram convidados a ficarem de pé para prestarem o juramento do Proerd: “Eu aluno do Proerd juro a mim mesmo, aos meus pais, aos meus professores, a comunidade e às autoridades presentes, a ficar sempre longe das drogas e da violência. Assim, eu juro, Viva o Proerd”.
Mas, a empolgação geral ocorreu quando chegou a hora do Leão – símbolo do Proerd, entrar no cenário da formatura. De um momento a outro, as crianças começaram a cantar as palavras de ordem: “Proerd, onde está você eu vim aqui só pra te ver”. Em segundos, o Leão entrou no ginásio na garupa de uma das três motos do GIRO (Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva) e começou a dançar e entoar a canção do Proerd . O barulho que se seguiu foi ensurdecedor.