- 05 de novembro de 2024
Cooperativas no Dia C
Nesta quinta-feira (20), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RR), em Boa Vista, foi promovido outra ação referente ao "Dia C". Desta vez, a OCB/RR reuniu presidentes e diretores das cooperativas que vão participar do evento, em setembro. Kits contendo o material promocional do "Dia C" - Dia de Cooperar - foram distribuídos em sacolas de pano - confeccionadas pela Cooperativa de Empreendimentos Solidários do Município de Boa Vista (Coofec’s), como forma de valorizar a economia solidária.
As cooperativas estão com várias atividades de solidariedade. Há iniciativas de arrecadação de fraldas geriátricas, alimentos, roupas e até dinheiro. Outro projeto é a inclusão social de meninas no projeto de balé do município de Bonfim. Boa parte das cidades de Roraima está representada pelas cooperativas.
O presidente da OCB/RR, Silvio de Carvalho, disse que o Dia C é a iniciativa que nasceu com objetivo social e que, depois de setembro, as ações continuarão durante todo ano. "Queremos que essa corrente do bem faça parte do cotidiano dessas cooperativas. Muitas praticam isso. Temos certeza que as que não o fazem, serão contagiados com as outras. Por isso somos uma família, ajudamos uns aos outros", comemorou Carvalho.
Na entrega dos kits foram esclarecidas dúvidas dos participantes, bem como, da participação do Dia C, que será realizado em 6 de setembro, na Praça João Mineiro, Bairro São Francisco, na capital Boa Vista. A programação será feita por atrações das próprias cooperativas. Mas a OCB/RR já adiantou que será um dia de lazer, aprendizado, shows culturais, oficinas, jogos e arrecadação.
Edilândia Soares é uma das poucas mulheres presidente de cooperativa. Quanto teve oportunidade, investiu no balé para mostrar às meninas carentes do Município de Bonfim, os movimentos da dança que podem mudar a vida delas. “São 20 crianças que praticam conosco a atividade e têm mais na lista de espera. Fornecemos toda roupa, lanche e tem integração entre pais e as crianças. Fico feliz em contribuir”, exultou Edilândia.
Para o Dia C, a OCB/RR espera reunir cerca de 3 mil pessoas na Praça João Mineiro em Boa Vista. Para isso, convocou representantes da Prefeitura, Governo, indústria, comércio, Senar/RR entre outras parceiras, com o intuito de oferecer serviços no dia da ação.
Agenda
A OCB/RR aproveitou a reunião para lançar a Agenda Positiva do Cooperativista. Trata-se de uma cartilha que esclarece à sociedade o que se espera dos governantes para o setor, além de destacar o papel de cada cargo político, pois 2014 é ano de eleição. "Os nosso desafios são muitos, com certeza, mas estamos atuando fortemente para concretizar o crescimento do cooperativismo em Roraima, contribuindo para o desenvolvimento do Estado de forma sustentável e com responsabilidade", finalizou o presidente da OCB/RR.