- 05 de novembro de 2024
Identificação de rodovias
Sugestão de legenda: Levantamento será importante para orientar aplicação de recursos em infraestrutura de transportes
O trabalho de elaboração do cadastro georreferenciado da malha rodoviária estadual já foi finalizado nos municípios do Cantá, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe. O levantamento começou em janeiro deste ano e, quando for concluído, o governo terá um mapa detalhado sobre localização, condições estruturais e extensão de todas as rodovias, estradas vicinais e pontes do Estado.
Os primeiros dados indicam crescimento substancial da malha viária dos municípios. O Cantá, por exemplo, passou de 550 quilômetros de vicinais, em 2000, para 1.074,40 quilômetros, em 2014. Na última atualização, o município tinha pouco mais de 900 quilômetros de estradas. Com base nos números iniciais, a estimativa é de que a extensão total das estradas municipais chegue a 10 mil quilômetros em 2014.
De acordo com o Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (DEIT), os próximos cadastros a serem concluídos são dos municípios de Rorainópolis, Caracaraí, Iracema e Mucajaí. Com dados sobre coordenadas geográficas, extensão, condições de tráfego e tipos de pavimento das vias, além de imagens das pontes e dos bueiros localizados ao longo dessas estradas, o levantamento será importante também para gestão e aplicação de recursos em infraestrutura rodoviária.
Além disso, a empresa responsável pelo trabalho, Compav-Consultoria Ltda., fornecerá um software para atualização contínua dos dados. De acordo com o diretor do DEIT, engenheiro Edílson Lima, isso possibilitará a inserção no banco de informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) sobre abertura de novas estradas e construção de pontes, realização de serviços de obras de artes nas vias, mudança do tipo de pavimento, após realização de obras de asfaltamento, entre outros.
Ele ressalta ainda que, a atualização dos dados garante, de forma imediata, a inclusão das estradas recém-abertas no sistema de viação do Estado, portanto também no Plano Nacional de Viação (PNV), o que possibilita a criação de linhas de transporte de passageiros. Somado a isso, servirá para orientar o gerenciamento dos recursos a serem aplicados na recuperação de estradas e também para delimitar e regulamentar a faixa de domínio nas rodovias estaduais, por meio de projeto de lei elaborado pelo Executivo.
Com base nas instruções federais sobre o assunto, o DEIT estabelece reserva de 40 metros, 20 de cada lado das rodovias estaduais, como faixa de domínio. Nas rodovias federais de pista simples, a reserva é de 60 metros, 30 de cada lado, e nas de pista dupla são reservados 100 metros, 50 de cada lado. A delimitação é uma medida de segurança necessária para evitar a utilização irregular da faixa de domínio, como a realização de construções nas áreas de acostamento das estradas, por exemplo.