00:00:00

Saúde do Homem

Parceria com Correios encerra ação com imunização de homens.


Ações disseminam doenças

Com a disponibilização de vacinas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) finaliza nesta quinta-feira, 21, sua participação na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, realizada pelos Correios. Durante quatro dias, a ação da pasta no evento teve enfoque na saúde do homem e exemplifica a importância das parcerias na promoção da saúde preventiva a este público-alvo.

Na ação desta quinta-feira, 21, na Central de Distribuição Domiciliar (CDD) do bairro Asa Branca, serão disponibilizados quatro tipos de vacinas: Hepatite B, Tétano, Febre Amarela e Influenza. Uma equipe formada por vacinadores e técnicos atuará no evento. A ideia com essas parcerias é possibilitar o acesso a serviços básicos de saúde a pessoas que, muitas vezes, pela rotina diária, acabam não reservando um tempo para isso.

Este é o encerramento da ação na qual a Sesau disponibilizou aos cerca de 40 funcionários envolvidos, orientações sobre saúde do homem, envolvendo planejamento familiar, DSTs/Aids e distribuição de preservativos. As ações contaram com a participação de técnicos dos Núcleos de Ações Programáticas de Saúde do Homem e de DST/HIV/AIDS, Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM) e Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI).

De maneira geral, o núcleo busca sensibilizar os envolvidos sobre os cuidados com a saúde e a prática de hábitos saudáveis de vida. Isso é realizado por meio de palestras, disponibilização de material informativo, entre folderes e cartazes que tratam da saúde do homem, da importância dos cuidados com a saúde reprodutiva, além do papel do homem no contexto familiar.

A gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Homem, Liduína Camelo, lembrou que há cerca de três anos a Sesau mantém essa parceria com os Correios, o que se configura um momento importante para se atingir o objetivo do núcleo, que é a promoção da saúde masculina. Segundo ela, os profissionais sempre buscam identificar parceiros em potencial, que possam ser uma ponte entre as ações de saúde e o público-alvo. “Os parceiros são fundamentais no fortalecimento das ações, pois facilitam no momento de disseminar a promoção da saúde, especialmente nas ações de prevenção", disse.

As parcerias envolvem tanto instituições públicas, como instituições de Segurança Pública (Bombeiros e Polícia Civil, por exemplo), como instituições e empresas privadas. "Dessa forma, é possível otimizar o uso de recursos humanos atingindo de maneira mais eficaz o público-alvo. Nós estamos sempre abertos a novas parcerias", pontuou.

SAÚDE DO HOMEM

Com a implantação da Política Nacional de Saúde do Homem, em novembro de 2008, o Ministério da Saúde vem se buscando promover a sensibilização sobre as formas de prevenção e tratamento, de forma que todos os homens, sem exceção, saibam como ter acesso ao processo de acolhimento, às ações de saúde sexual e reprodutiva, prevenção de DSTs e Planejamento Familiar. Embora a participação masculina seja menor em comparação às mulheres, segundo o Núcleo, tem aumentado o número de homens presentes nas ações de planejamento familiar, embora o interesse maior seja nas palestras e no processo de planejamento da formação da família e desenvolvimento saudável no lar. 

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO