- 05 de novembro de 2024
Stefany, a deputada
Stefany Mambarú Rocha, de 18 anos, é estudante do Ensino Médio da Escola Estadual Ayrton Senna. A aluna teve o projeto selecionado e será a representante de Roraima no programa Parlamento Jovem 2014. Agora a estudante se prepara para vivenciar durante cinco dias, a rotina de um deputado federal em Brasília (DF).
O programa é uma iniciativa da Câmara dos Deputados e é uma oportunidade para que os jovens estudantes possam vivenciar o processo democrático, com a participação em uma jornada parlamentar na Casa Legislativa. Os estudantes selecionados no programa tomam possse e atuam como deputados jovens.
Mas para isso, os estudantes devem elaborar proposta de lei envolvendo um dos temas sugeridos pela coordenação do Programa, entre eles, saúde, segurança pública, agricultura, meio ambiente, economia, emprego, defesa do consumidor, educação, cultura, esporte, turismo. A proposta deve ser em nível nacional, contemplando todos os estados brasileiros.
Stefany criou uma proposta relacionada ao tema educação. O seu projeto é sobre a criação do “Programa Bolsa Estudantil” no valor de um quarto do salário mínimo como ajuda de custo escolar para os estudantes do Ensino Médio da rede pública de todo o Território Nacional. A intenção é custear projetos de pesquisas científicas, tecnológicas, educacionais, visitas técnicas e aulas interativas.
Segundo Stefany, hoje o estudante do Ensino Médio que quer se dedicar aos estudos, aprender coisas novas, se preparar para o futuro com algum diferencial, tem muitos gastos. “Quando um professor nos pede para elaborar um projeto, gastamos com passagem de ônibus, alimentação e pesquisas. Esse valor acaba sendo custeado por nossos pais. Com a ajuda de custo, será mais fácil desenvolver essa atividade”, destacou a parlamentar jovem.
Ainda de acordo com a estudante, o projeto também irá auxiliar o aluno na preparação para o Ensino Superior, pois o aluno poderá buscar novos conhecimentos estudando e elaborando projetos.
“No Ensino Superior o aluno irá se deparar com pesquisas e estudos científicos e se no Ensino Médio ele já conhecer esse assunto, estará mais preparado para enfrentar um curso universitário”, complementou Stefany.
VIAGEM
Agora, com a proposta selecionada, a estudante se prepara para viajar à Brasília para conhecer e experimentar a jornada dos deputados federais, que acontece no período de 21 a 26 de setembro. Stefany participará da atividade com outros 77 estudantes selecionados em outros estados da federação.
O número de parlamentares jovens é proporcional ao número de deputados federais de cada Estado, conforme tabela disponível no edital do Programa. Quando questionada sobre sua expectativa para a viagem, a estudante se mostrou confiante.
“Em 2012 representei Roraima no Programa Jovem Senador com um projeto de Criação do território federal indígena e tive a oportunidade de conhecer o Senado. Isso me trouxe experiência e estou preparada para defender este meu outro projeto agora na Câmara Federal”, disse.
O gestor da Escola Ayrton Senna, Wildemar Lima disse que este resultado é um grande orgulho para a escola. “Estamos lisonjeados enquanto escola pública com esta conquista da Stefany, uma aluna que tem grande potencial”, disse.
O gestor destacou ainda que nos últimos quatro anos, estudantes da Escola Ayrton Senna têm se destacado no cenário nacional participando de programas e projetos semelhantes a esse.
Ele lembrou que em 2011 a escola teve representante no Programa Jovem Embaixador, em 2012, Stefany Mambarú participou do Programa Jovem Senador, em 2013, estudantes foram premiados na Olimpíada de Matemática e a escola ficou em 5º lugar nacional na Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro e neste ano de 2014, mais um destaque no Programa Parlamento Jovem.