- 05 de novembro de 2024
Semestre violento nas ruas
Os dados representam um crescimento alarmante de 130,78% em acidentes que envolvem motocicletas
Conforme dados estatísticos da Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência (CGUE), a Central Estadual de Regulação do Serviço Móvel de Urgência e Emergência – Samu 192 -, quase que dobrou a quantidade de remoções em decorrência de acidentes. No primeiro semestre deste ano, o Samu atendeu 3.351 atendimentos em virtude de acidentes de trânsito. Um aumento preocupante, quando comparado com o mesmo período do ano passado, onde as remoções pela mesma causa somaram 1.739. Os dados apontam um aumento de 92,69%.
Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) revelam que hoje no estado existe uma média de 172 mil veículos registrados e uma estimativa de 200 mil em circulação. Para uma população de aproximadamente 480 mil habitantes, o quantitativo é considerado alto. A realidade é de um veículo para cada três habitantes. Em consequência disso, aumentam também os números de acidentes de trânsito.
De acordo com o coordenador da Central de Regulação do Samu, Francisco Miranda Rodriguez, entre os tipos de acidentes, o mais atendido pelo Samu-192 envolve motocicletas. Colisões entre carro e moto, entre duas motocicletas e queda de moto, somaram 2.961 remoções só este ano, contra 1.283 pelo mesmo motivo no ano passado. Os dados representam um crescimento alarmante de 130,78%.
A imprudência, excesso de velocidade, falta de atenção, ingestão de bebida alcoólica, falta de habilitação, são alguns fatores que também podem ocasionar acidentes de trânsito. “Em atendimentos prestados pelo Samu a motociclistas, grande parte das pessoas socorridas, em média 70% estão aparentemente sob efeito de álcool”, relata Miranda, informando que para mudar esta realidade é preciso a conscientização de cada motorista quanto à responsabilidade para com a própria vida e para com a dos demais em sua volta.
Conforme Miranda, os acidentes de trânsito contribuem absurdamente para o aumento de internações no Hospital Geral de Roraima (HGR). “A maioria dos pacientes internados em período de dois a três meses nos leitos do HGR é de traumas em decorrência de acidentes de trânsito”, disse, explicando que a responsabilidade de cuidar da própria vida, traz também benefícios para outros que precisam ocupar leitos hospitalares.
Entre os atendimentos que competem ao Samu, o coordenador esclarece que são os de Urgência, ou seja, casos que coloquem o paciente em risco de morte, como um acidente de trânsito, perfuração por arma branca e arma de fogo, queda de alturas, queimadura, espancamento, tentativa de suicídio, causas obstétricas em casos de pré-eclâmpsia (pressão alta), ou em casos que a mulher encontra-se em pleno trabalho de parto, ou seja, o bebê já está nascendo, e ainda acidente de trabalho.
DADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO
REMOÇÕES SAMU
2013
2014
Atropelamento
121
3
Carro-carro
96
220
Carro-moto
494
162
Veículo-bicicleta
197
130
Moto-moto
227
566
Capotamento
45
37
Queda de moto
562
2233
TOTAL
1.739
3.351