- 05 de novembro de 2024
A Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência – Viva Comunidade, inicia nesta quinta-feira (21), inscrições para capacitação em deficiência intelectual e transtornos do espectro autista.
O curso tem como público alvo os docentes, gestores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da rede regular de ensino. A ideia é proporcionar subsídios teóricos e práticos com foco no enriquecimento de seus trabalhos, habilitando-os a lidar de maneira mais eficaz com situações em que identifiquem portadores destes tipos de deficiência.
A oferta de vagas para cursos gratuitos realizados pelo Viva Comunidade é uma forma de contribuir com o trabalho realizado nas escolas públicas do estado. Nesta habilitação serão abrangidas orientações sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento, suas principais características e direcionamentos para a adoção de práticas inclusivas dentro do ambiente escolar. A meta é capacitar aproximadamente 200 profissionais até o fim do ano.
No total, estão sendo ofertadas 25 vagas e os interessados em participar devem procurar a secretaria do Viva Comunidade, localizado na av. São Sebastião, s/n, no bairro Santa Tereza, na quinta-feira (21). O atendimento para as inscrições será feito das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
A capacitação tem carga horária total de 40 horas e as aulas serão realizadas no período de 25 de agosto a 12 de setembro, na própria sede do Viva, no horário das 14h às 18h.
VIVA COMUNIDADE
No Viva Comunidade são disponibilizados serviços nas áreas de educação especial, capacitação e produção, saúde, estimulação precoce, artes e desportos para mais de 700 pessoas com deficiência. Os usuários são conduzidos por uma equipe multiprofissional composta por 265 colaboradores, entre eles psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outros.