- 05 de novembro de 2024
Apiaú com PM renovada
Mais de quatro anos desativado, o Destacamento da Polícia Militar da Vila do Apiaú, no município de Mucajaí, foi reativado na manhã desta sexta-feira, 15, na presença de moradores, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Dagoberto Gonçalves. Uma viatura do Ronda no Interior e quatro policiais militares farão o patrulhamento no local, seguindo o plano de interiorização do policiamento em Roraima.
Participaram da solenidade o secretário adjunto da Segurança, Eduardo Wayner, o comandante de Policiamento do Interior (CPI), Valdinar Carvalho, uma equipe de policiais militares que atende a sede de Mucajaí e outra de Campos Novos.
O prédio do destacamento passou por uma mini reforma e um mutirão de limpeza foi feito no local e contou com o apoio dos moradores do lugarejo. Para atender aos policiais, o destacamento ganhou mobília como mesas, cadeiras, geladeira, fogão, computador, central de ar, estofado, cama e colchão, além de material de expediente.
A chegada das autoridades ao local chamou a atenção dos moradores que ao serem informados de que o posto policial estava sendo ativado de forma permanente com policiais lotados na Vila, fizeram elogios e aplaudiram.
É o caso da professora Cleuza Medeiros de Souza. Segundo ela, com a presença da Polícia Militar na Vila do Apiaú, ocorre a valorização da "segurança familiar".
"A presença da PM na Vila, significa dizer que os policiais estão aqui não somente para fazer o policiamento, mas para ajudar, uma vez que eles têm uma nova formação, uma nova visão voltada ao cidadão. Acredito que eles vão poder nos ajudar em um trabalho voltado aos jovens, mostrando a eles que o caminho das drogas e da criminalidade não é o melhor caminho. Agradeço pelo trabalho que está se iniciando aqui, na Vila do Apiaú", disse a professora.
O administrador da Vila, Hélcio de Andrade Menezes, observou que segurança pública "é tudo", principalmente nos lugarejos mais distantes da cidade.
"Esse destacamento estava há mais de quatro anos desativado. Recentemente foi levado policiamento para Campos Novos e a situação da segurança pública lá melhorou em 90%. Quando tínhamos algum problema aqui, precisávamos nos deslocar até Campos Novos ou na sede de Mucajaí e era muito complicado. Hoje, com essa conquista acreditamos que vai reduzir a criminalidade na Vila do Apiaú", disse.
O comandante da Polícia Militar, coronel Dagoberto Gonçalves, entregou aos policiais a chave da viatura, uma Ford Ranger e destacou que está sendo seguido o programa de interiorização de policiamento e das ações de Segurança Pública do Governo.
"Essa é uma solenidade simples e informal, mas que se reveste de grande importância para a segurança pública, para a Vila do Apiaú e para a Polícia Militar. Trata-se da interiorização do policiamento. Estamos reativando o destacamento da PM, trazendo efetivo, uma viatura e ofertando condições para que os policiais possam fazer o trabalho de Polícia comunitária, uma Polícia que ouve e ajuda na solução de conflitos na região", disse Gonçalves.
O secretário de Segurança Pública, Amadeu Soares disse que para fortalecer o policiamento em todo o município, houve reforço com viaturas e efetivo na sede de Mucajaí, na Vila Campos Novos, na Vila do Apiaú e a próxima será na Vila Samaúma.
"Estamos fazendo o planejamento para dotar todas as vilas de viaturas e policiais para atuarem no Ronda no Interior, trazendo a presença do Estado para essas localidades. Hoje estamos reativando o destacamento do Apiaú, estruturando o local para atender aos policiais e ao cidadão. O próximo passo é implantar o destacamento da Polícia Militar na Vila Samaúma e vamos reforçar o trabalho em outros municípios", disse Soares.
O secretário ressaltou que já foram atendidas com viaturas as vilas de Campos Novos, Jundiá, Nova Colina, Félix Pinto e Apiaú. Há um planejamento para contemplar as localidades de Taiano, Vila Central, Samaúma, Vila do Equador e Novo Paraíso.
"O Ronda no Interior é uma política de Governo. Estamos trabalhando de forma planejada. Reativamos o posto do Jundiá, com nove policiais militares, atendemos a Nova Colina, inauguramos a sede da Força Tática em Rorainópolis, fortalecemos as fronteiras de Pacaraima e Bonfim. Em Boa Vista implantamos o Ronda no Bairro. São ações de Governo que visam a segurança do cidadão e os resultados estão surgindo. Em menos de um mês, mais de 50 quilos de drogas foram retirados de circulação pelas nossas Polícias", disse o secretário.