00:00:00

Saúde Itinerante

Caracaraí recebe atendimentos


           
Localizado a 170 km da capital do estado, Caracaraí receberá neste sábado, 16, pela segunda vez este ano, a equipe da Saúde Itinerante, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).  A ação ocorrerá na sede da Universidade Estadual de Roraima (UERR), a partir das 8h.
De acordo com o diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), Érich Berger, a equipe multiprofissional que prestará atendimentos na localidade é composta por médicos especialistas na área da clínica médica, oftalmologia, pediatria, dermatologia, cardiologia e ginecologia.
A ação contará com o apoio de exames para complementar os atendimentos. Entre eles estão: ultrasson, eletrocardiograma, campimetria, aferição de pressão e teste de glicemia. Também será possível fazer a pesagem das crianças. O diretor explica que se durante os atendimentos médicos, forem contatados a necessidade de exames mais específicos, o município fica responsável em agendar com a unidade referência.
Durante as consultas, os pacientes que tiverem prescrição médica para medicamentos, terão a disposição uma farmácia básica. A população terá facilidade e poderá retirar os remédios no momento da ação. Para Berger, isto garante a celeridade no início do tratamento proporcionando mais eficácia quanto a recuperação dos pacientes. “Eles sairão da ação com todo o suporte para iniciar o tratamento”, disse, reiterando que o objetivo da ação é facilitar o acesso aos serviços e às especialidades de saúde.
            Para dar suporte aos atendimentos oftalmológicos, Berger informou que uma ótica credenciada estará no local para coleta dos dados necessários para a confecção de óculos de pacientes com indicação, depois da consulta com o oftalmologista. Depois de prontos os óculos, a equipe retorna ao município após uma média de 30 a 40 dias, para fazer a entrega aos pacientes. Em junho, o DPSI entregou 200 óculos em Caracaraí demandados na primeira ação do ano.
            Na ação, a Coordenação-Geral de Regulação, Avaliação e Controle levará o serviço de emissão do Cartão do SUS. O diretor lembra que no primeiro ciclo de visitas do ano nos 14 municípios do interior, foram realizados cerca de 18 mil atendimentos e procedimentos. A segunda rodada de ações já beneficiou os municípios de Pacaraima, São Luiz, Amajari e Rorainópolis.
De forma geral, a saúde itinerante leva aos municípios do interior, atendimentos médicos especializados para proporcionar acesso aos serviços de saúde à população que vive mais afastada da cidade e consequentemente das unidades que dispõe estes atendimentos. “Com o programa de Saúde Itinerante, a população é a maior beneficiada, pois além de evitar gastos com o deslocamento até Boa Vista, estende o acesso à saúde para aqueles que não tem condições financeiras para iniciar um tratamento de saúde na capital”, concluiu o diretor.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO