- 05 de novembro de 2024
PM tem sede nova em Jundiá
A 3° Companhia Independente da Polícia Militar de Rorainópolis, que vai abrigar a Força Tática, foi inaugurada na última sexta-feira, 08, pelo secretário de Segurança Pública, Coronel Amadeu Soares e o comandante geral da Polícia Militar,coronel Dagoberto Gonçalves.
Também estiveram presentes na inauguração, o comandante de Policiamento do Interior (CPI), Valdinar Carvalho, o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Tenente Coronel Matos.
De acordo com o comandante da CPI, a Força Tática atua de forma preventiva ou repressiva nas ocorrências consideradas mais graves como seqüestros, roubos, crimes organizado, greves, manifestações públicas e ou tumultos, quando a atuação do Policiamento Comunitário não é suficiente.
"A Força Tática reforça o efetivo com armamento e treinamento tático especializado. O Município de Rorainópolis é um dos maiores do estado e atende várias comunidades próximas", disse.
O secretário de Segurança Pública, em conversa com os policiais que atuam em Rorainópolis, falou da importância do fortalecimento do programa Ronda no Interior na região, especialmente por se tratar de uma comunidade menor em que todos se conhecem.
"É necessário que a comunidade veja o policial principalmente como amigo", destacou Soares.
O Major Jurandy, responsável pelo destacamento de Rorainópolis, disse que o policiamento comunitário já começou a ser implantado no município e tem sido bem avaliado pelos moradores.
Ainda na ocasião, as autoridades do Sistema de segurança entregaram uma viatura na Vila do Jundiá. A comunidade divide o Estado de Roraima e Amazonas, onde concentra-se o posto da Secretaria de Estado da Fazenda de Roraima (Sefaz), que é responsável pela fiscalização das mercadorias que entram e saem do estado, onde o destacamento da polícia militar também faz reforço policial.
Além de realizar o policiamento da vila do Jundiá, os policiais lotados na comunidade são responsáveis por controlar e revistar os veículos que entram e saem dos Estado.
O Comandante Geral da Polícia Militar, destacou a importância de um policiamento mais rigoroso no Jundiá por ser a "porta de entrada" tanto de coisas boas, quanto das ruins. Segundo ele, este é só o começo das melhorias que estão sendo feitas no policiamento do interior. "Esta ação faz parte da expansão do programa Ronda no Bairro, e essas melhorias são só o ponta pé inicial", destacou Gonçalves.
As próximas comunidades a serem visitadas serão Novo Paraíso e Apiaú. Uma viatura será entregue na localidade de Novo Paraíso e inaugurado o Destacamento da Polícia Militar na comunidade Apiaú.
"Estas ações fazem parte da expansão do programa Ronda no Bairro. Estamos melhorando as condições de trabalho do nosso policial, de forma que ele tenha meios para proteger o cidadão", disse Soares.