00:00:00

Semana de Amamentação

Parceria entre Sesau e Sesi garante ação da Semana de Amamentação no Asa Branca.


Benefícios do leite materno
 
Como parte da programação preparada para lembrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada de 01 a 07 de agosto, o Banco de Leite Humano e o Serviço Social da Indústria (Sesi) programaram uma ação para este sábado, 02, na praça e no Posto de Saúde do bairro Asa Branca, zona oeste da capital. O evento está previsto para começar às 9h, com a solenidade de abertura, e segue até às 18h, quando será encerrado com a participação de mães no segundo mamaço.

A ação acontecerá simultaneamente nos dois locais. A praça fica próxima ao Posto de Saúde, no bairro Asa Branca. Pela programação, das 8h às 11h será ofertado o curso da Cozinha Brasil, com enfoque na higienização, armazenamento e preparo dos alimentos. As inscrições poderão ser feitas no local, a partir das 7h30min, e para este evento, serão 60 vagas ao invés de 30, como ocorre normalmente. Outro diferencial é que o curso será direcionado às mamães.

Na parte da tarde, a equipe do projeto do Sesi irá ensinar as mamães como preparar receitas de papinhas salgadas, papinhas de frutas e sucos para os bebês, como alimentação complementar ao leite materno. Ao final do curso todos os participantes receberão certificados.

A diretora de Comunicação e Mercado do Sesi, Karen Telles, explica que o curso Cozinha Brasil será especial. Ele será aberto ao público em geral, porém, desta vez, em alusão ao Dia Mundial da Amamentação e para estimular às mulheres a prepararem uma alimentação saudável aos bebês que a partir dos seis meses de vida passam a ter em sua dieta a alimentação complementar, as receitas ensinadas no curso serão direcionadas a este público.

A coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), que funciona no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), pediatra Rosa Leal, vai palestrar na parte da tarde sobre a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida. Ela reforça que o ato de amamentar ajuda a prevenir muitas doenças e garante uma boa imunidade.

Conforme explicou, o leite materno é o mais completo por conter todos os nutrientes de que o bebê necessita e que apesar de toda a tecnologia envolvida, o leite artificial não se compara ao humano, que possui centenas de substâncias de proteção já comprovadas cientificamente. “O leite humano é insubstituível. Ele é fundamental no tratamento de bebês de alto risco e diminui as chances dessa criança desenvolver doenças durante a vida”, pontuou.
Vale lembrar que simultaneamente ao curso, ocorrem atividades recreativas, lúdicas, apresentações culturais, jogos pedagógicos, pintura de rosto e aferição de pressão estarão ocorrendo durante o evento.
  
Atividades programadas até o dia 07 de agosto, conforme a tabela abaixo.
 
 
Data
Ação
Local
Horário
Responsável pela ação
01 a 07/08
Palestra sobre “Manejo Clínico de Aleitamento Materno para as puérperas que recebem alta hospitalar no HMINSN
 
Segunda a sexta
(10h e
15h)
Sábado e Domingo
 
BLH Dra. Marilurdes Albuquerque
04, 05, 06 e 07/08
Seminário sobre Aleitamento Materno
Auditório do HMI
 
14h as 18h
BLH Dra. Marilurdes Albuquerque
(a confirmar)
01, 04, 05,06, 07 de agosto
Campanha para arrecadação de frascos (vidros) para armazenamento de Leite Humano no Banco de Leite Humano
Escolas Estaduais e Supermercados e unidades de saúde
 
Integral
NAPAN, NAPSC, BLH Dra. Marilurdes Albuquerque HMINSN
01 a 07 de Agosto
Realização de ações de promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno pelos municípios
Boa Vista, Rorainópolis, Normandia, Pacaraima, Iracema, Caracaraí, São Luiz e Caroebe
Bonfim, Cantá, S.J. da Baliza, Amajari, Mucajaí, Alto Alegre e Uiramutã (a Confirmar)
 Integral
SMSAs, NAPAN, NAPSM e NAPSC

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO