00:00:00

Semana de Amamentação

Sesau mobiliza parceiros para arrecadar frascos para coleta de leite materno.


Bairros na mobilização

Para intensificar as ações de incentivo ao aleitamento materno durante a Semana Mundial, comemorada do dia 1º a 07 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau) firmou parceria com redes de supermercados, Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto (SECD) e Secretaria Municipal de Saúde da capital. O objetivo é de arrecadar frascos para depositar leite materno para armazenar a doação. Com a participação de todos os postos de saúde e de parceiros, estima-se que mais 40 locais estejam recebendo os frascos.

Os estabelecimentos parceiros estão identificados com um cartaz sobre a temática. As pessoas que quiserem doar recipientes para o Banco de Leite Humano (BLH) da maternidade, poderão depositá-los no local indicado em um dos postos de coleta, distribuídos em praticamente todos os bairros da capital, através dos Postos de Saúde. A recepção do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) também funcionará como posto de coleta.

No entanto, para doar é preciso observar algumas orientações quanto ao recipiente apropriado. A gerente do Núcleo de Ações Programáticas da Saúde da Criança (NAPSC), Valentina Vieira, esclarece que os depósitos ideais para o armazenamento seguro do leite materno têm de ser de vidro, com tampa rosqueada plástica e abertura larga. “Os modelos mais indicados são os frascos de maionese e os de café solúvel”, explica.

A diretora do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Ana Carolina Brito, esclarece que os frascos são utilizados pelo BLH para armazenar o leite doado. O recipiente é devidamente higienizado e esterilizado em autoclave. Depois disto, é disponibilizado às mães doadoras para que façam a retirada do leite do peito direto para o frasco.

O leite coletado passa pelo processo de pasteurização e por um criterioso controle de qualidade, antes de ser liberado para o consumo do bebê. Isto ocorre porque a doadora pode ser portadora de diversas doenças que passam para o leite materno, contaminando o bebê. Por isso, a forma de doação mais segura é por meio do Banco de Leite.

Para quem deseja doar leite materno, o BLH fica localizado na maternidade e funciona durante 24h. Quem deseja receber orientações preliminares, pode ligar no número 4009-4909. A Sesau pretende até a próxima semana, lançar o “Disk Aleitamento” que também prestará apoio à população sobre a amamentação. A ligação será sem custos para proporcionar o acesso a todos.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO