- 06 de novembro de 2024
Presisdiários farão exames
Um total de 48 pessoas privadas de liberdade terá a oportunidade de dar continuidade aos estudos ao participarem amanhã (29) do Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade, o ENCCEJA PPL 2014. ´
Observando o horário de Brasília, a aplicação das provas em Roraima será das 7h às 11horas pela manhã e das 13h às 18 horas pela tarde. O Exame ocorrerá nas seguintes unidades prisionais: Cadeia Pública Feminina (14 candidatas), Cadeia Pública Masculina de Boa Vista (4 inscritos).
E ainda na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (14 inscritos), Cadeia Pública de São Luis do Anauá (4 inscritos) e Centro Sócio Educativo Homero de Souza Cruz Filho (12 inscritos).
No período matutino, serão aplicadas as provas de Ciências Naturais, História e Geografia. Já no turno vespertino, será a vez das provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática.
A aplicação do Exame ocorrerá simultaneamente em outros estados. Para que fosse possível a aplicação do ENNCEJA PPL os órgãos de Administração Prisional e Socioeducativa dos Estados firmaram um Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos junto ao Instituto Nacional de Pesquisas e Informações Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela realização do Exame em todo o país.
“Esta iniciativa é uma excelente oportunidade para que as pessoas privadas de liberdade tenham a chance de prosseguir com seus estudos, e sem dúvida, também é a oportunidade de um novo caminho de vida. Esperamos que este Exame seja um sucesso”, destacou Jucimar Vieira, chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
ENCCEJA
O ENCCEJA tem o intuito de avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. O Exame também possibilita a certificação de conclusão dos estudos. A participação é gratuita e voluntária.
Além disso, o Exame também tem uma série de objetivos, entre eles, a correção do fluxo escolar, construção de uma referência nacional de autoavaliação de jovens e adultos, a constituição de parâmetros de autoavaliação do participante visando a continuidade de sua formação e posterior inserção no mundo do trabalho.