- 06 de novembro de 2024
Conversa sobre o suicídio
Na manhã desta sexta-feira, 25, o Centro de Qualidade de Vida (CQV), coordenado pelo Departamento de Cidadania da Secretaria de Segurança Pública (SESP), realizou palestra no 7° Batalhão de Infantaria de Selva (7° BIS), com o tema "Conversando abertamente sobre o suicídio". No mês de julho, dois militares da corporação cometeram o suicídio, com espaço de tempo de uma semana.
Nesta ação, participaram, além da equipe do Centro de Qualidade de Vida, o secretário de Segurança Pública Adjunto, Eduardo Wayner, a diretora do Departamento de Cidadania da SESP, Hênua Patrícia, profissionais da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito e da Policia Civil.
Segundo informações da psicóloga, Darlim Mezomo, coordenadora do Centro de Qualidade de Vida, a ação foi uma iniciativa do comando do 7° BIS, que vem trabalhando a prevenção ao suicídio junto aos militares da Corporação. A palestra foi direcionada a oficiais, tenentes e sargentos do 7° BIS, profissionais que estão à frente da liderança da tropa.
Na proposta desta ação, foram abordados temas como sintomas, prevenção e como identificar uma pessoa propensa ao suicídio. A ideia principal é formar multiplicadores desse conhecimento, com o acompanhamento do Centro de Qualidade de Vida, até que eles estejam aptos a identificar militares que passam por dificuldades e necessitam de ajuda.
Segundo Darlim Mezomo, Roraima está em segundo lugar no ranking de morte por suicídio no Brasil, atrás somente do Rio Grande do Sul. Para ela, é necessário identificar esses sinais para que se possa trabalhar abertamente e posteriormente encaminhar para o atendimento a pessoa identificada.
Segundo o chefe da 2° Seção do 7° BIS, tenente Tarcizio, a corporação se preocupou com o índice de suicídio de militares na instituição e manteve contato com o Centro de Qualidade de Vida, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SESP), para que fosse realizada uma palestra abordando o tema, de forma a auxiliar na identificação de pessoas propensas ao suicídio e auxiliá-los com profissionais preparados.
“Neste mês de julho, dois casos de suicídios foram registrados no 7° BIS, no período de uma semana. Devido a esses acontecimentos decidimos realizar esta ação para evitar esse tipo de ocorrências”, disse o tenente.
Para o militar, todas as expectativas em relação a palestra foram alcançadas, e a orientação é de que os profissionais estejam atentos aos indícios que podem se tornar causas de suicídios. Ele destaca que a união é sempre tratada como prioridade no Exército.
PREVENÇÃO
No dia 10 de setembro é o Dia Internacional da Prevenção ao Suicídio, quando será lançada uma campanha em todo o Estado pelo Centro de Qualidade de Vida.
A psicóloga Darlim Mezomo esclarece que o objetivo do Centro de Qualidade de Vida é buscar a valorização dos profissionais em segurança pública. Ela destaca que uma equipe multidisciplinar de várias instituições estão trabalhando na prevenção dos fatores que levam os profissionais de segurança pública a adquirirem o estresse, o que também pode levá-los ao suicídio.
A diretora do Departamento de Cidadania, Hênua Patrícia, destacou que está sendo somado esforço neste trabalho com a equipe do Exército, ampliando as ações de política de pessoal para o Sistema de Segurança Pública.