- 06 de novembro de 2024
Curso ensina mais cultura
O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Roraima (Senac/RR), promove o curso de 'Elaboração de Projetos Culturais e Planejamento de Grade de Programação' para grupos folclóricos do interior do estado. As aulas serão repassadas por meio de vídeo conferência, na sede do Senac de Caracaraí, localizado na avenida Dr. Zany - Centro.
O curso começa a ser ministrado neste sábado, 26, das 8h30 às 17h (com intervalo), e se prolonga pelos dias 2, 9, 16 e 23 de agosto. Todos os participantes receberão certificados do Departamento Nacional do Sesc.
Segundo o presidente do Sesc-RR, Airton Dias, os artistas roraimenses são tão competentes e criativos quanto os de outras regiões do País, mas o olhar empreendedor e mercadológico ainda precisa ser melhor trabalhado. Ele destaca ainda que uma das prioridades do Sesc é de justamente promover a capacitação profissional de movimentos artísticos do estado.
"Devemos visualizar sempre a cultura como um segmento de forte influência no setor econômico de uma determinada região. Quando um evento é bem organizado e bem estruturado, a população valoriza e isso para a ser, muitas vezes, a identidade de um município. Desta forma, a capacitação em planejamento cultural é de suma importância para o sucesso de festa populares ", explicou o presidente Dias.
O curso de 'Elaboração de Projetos Culturais e Planejamento de Grade de Programação' tem o objetivo de capacitar os profissionais que atuam com ações culturais e educacionais dos grupos Cobra Mariana e Gavião Caracará, do Festival Folclórico de Caracaraí. A ação também vai beneficiar articuladores culturais de outros municípios do interior.
A diretora regional do Sesc-RR, Cristiane Silva, disse que Caracaraí está percebendo que a cultura é uma importante fonte de geração de renda para a cidade, e que a cada edição de seus principais eventos, a qualidade do serviço oferecido deve ser melhorada.
"Estamos iniciando esta série de treinamentos em Caracaraí com o objetivo de formar verdadeiros profissionais da área da cultura naquele município. O potencial turístico da cidade também contribui para se criar um ambiente favorável para o desenvolvimento artístico, mas não podemos deixar de pensar de forma planejada e com postura profissional", destacou Cristiane.
O curso será acompanhado por um técnico de Cultura do Sesc, que promoverá a mediação dos debates e discussões relacionados ao tema. Após a tabulação dos dados colhidos durante o treinamento, o Sesc-RR estudará a ampliação desta atividade para outras regiões do estado.
Arraial de Caracaraí
No último final de semana, o Sesc-RR, em parceria com o Senac/RR, Governo do Estado e a Prefeitura de Caracaraí, realizou o Arraial em Homenagem aos Pescadores. A festa, que não acontecia desde 2009, voltou ao calendário de eventos daquele município com atrações musicais e o tradicional concurso de quadrilhas.
Festival Folclórico de Caracaraí - O Sesc-RR também foi o principal parceiro da Prefeitura de Caracaraí na realização deste evento, considerado o maior movimento cultural de Roraima, marcando a disputa entre os grupos folclóricos "Cobra Mariana" e "Gavião Caracará". Tendo como exemplo os tradicionais eventos artísticos da Amazônia, como o de Parintins, o festival de Caracaraí também busca valorizar as lendas e mitos de Roraima, além de preservar movimentos culturais típicos da região.
Cursos de capacitação
Durante o mês de julho o Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) realizou uma série de cursos de capacitação para 210 colaboradores da instituição. Além de promover a valorização do profissional, o regional visa melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados aos comerciários e comunidade em geral.
Para o presidente do Sesc-RR, Airton Dias, a formação continuada é a melhor forma de garantir um bom atendimento aos clientes da instituição. Ele destaca também o regional está ampliando seus serviços para outros municípios, e que para isso, os colaboradores devem estar sempre preparados.
"Nosso objetivo é sempre promover um atendimento de excelência em todas as nossas áreas de atuação. O Sesc exerce um papel importante no desenvolvimento de nosso estado, por isso devemos aprimoram o nosso desempenho", destacou Dias.
Os cursos ofertados foram de 'Contador de História'; 'Relações Humanas'; 'Artesanato com EVA'; 'Alfabetização Digital para Idosos - Grupo Luz da Vida'; e 'Informática Básica'. A ação beneficiou professores, auxiliares de biblioteca, do Mesa Brasil e de serviços gerais, além de atendentes da cantina, assistentes de alunos, de cultura, administrativo e do Serviço de Atendimento ao Cliente - Sac.
A diretora do Sesc-RR, Cristiane Silva, disse que a valorização do colaborador está entre as prioridades da instituição. A parceria com o Senac/RR, segundo ela, também foi importante para a realização dos cursos.
"Para atender melhor, é fundamental promover o treinamento de nossos colaboradores, pois se eles estão bem informados e conhecem bem a instituição, certamente atenderão melhor nossa clientela. Mais de 460 trabalhadores atuam em nossa instituição e com esses cursos promovemos a capacitação para quase a metade de nossos colaboradores", ressaltou a diretora.
Mais Treinamentos
De forma planejada, o Sesc-RR promove durante todo ano em média 50 eventos de treinamentos e capacitações com oficinas, cursos, palestras e vídeo conferências, envolvendo todos os colaboradores do regional nas mais diversas áreas. Antes disso, o Núcleo de Desenvolvimento Técnico - NDT realiza individualmente uma pesquisa de necessidades de treinamento em cada setor da instituição, que em seguida é encaminhada para o Departamento Nacional, que avalia e promove os encontros.
Cultura
O Sesc-RR também realizou para toda a comunidade a Oficina de Urban Dance, em parceria com o grupo "The Mask". Os participantes aprenderam temas como a história do Hip Hop, movimentos, sincronismo, ritmo e compasso. Além disso, o curso explorou movimentos do corpo humano na perspectiva da cultura Hip Hop em seus desdobramentos, como o Rap, Breakdance e Graffite.