- 06 de novembro de 2024
BV sendo recapeada em 100 km
Os serviços do segundo lote da obra de recapeamento de mais de 170 quilômetros de ruas e avenidas da Capital prosseguem em bairros da Zona Oeste. Com cerca de 50% dos trabalhos concluídos, esta etapa da obra é a última em execução e tem previsão de término em dezembro deste ano. O primeiro e o terceiro lote, correspondentes a mais de 100 quilômetros, já foram finalizados.
Somando os três lotes, os serviços garantem melhorias das condições de tráfego em 50 bairros, 36 deles localizados na Zona Oeste de Boa Vista, região mais populosa da cidade, com cerca de 250 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos logradouros da Zona Oeste, mais de 132 quilômetros de ruas e avenidas serão beneficiados com o recapeamento do asfalto.
Dentre os serviços já realizados, foram restaurados 38 quilômetros de vias de 14 bairros localizados nas zonas Sul, Norte e Leste; e mais de 70 quilômetros de ruas e avenidas de 20 bairros da Zona Oeste. Os trabalhos prosseguem nessa região da cidade, onde serão recapeadas importantes vias, que funcionam como corredores para o transporte coletivo de passageiros, entre elas as avenidas Venezuela, Mário Homem de Melo, Ataíde Teive e Carlos Pereira de Melo.
De acordo com o Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (DEIT), a obra beneficia as principais avenidas da cidade, vias com maior fluxo de trânsito, corredores para o serviço de transporte coletivo de passageiros e vias secundárias, cujas condições do pavimento de asfalto apresentavam acentuado desgaste.
Entre os serviços já feitos nessa etapa da obra está o de asfaltamento das ruas do Parque Anauá, trabalho semelhante ao que será realizado no interior da Feira do Produtor. Responsável por esse lote, a Construtora Ardo reiniciou nesta quinta-feira (24) a restauração da Avenida Dom José Aparecido, no bairro Cidade Satélite.
O diretor do DEIT, engenheiro Edílson Lima, ressalta a importância da obra. “O recapeamento proporciona conforto não apenas para os motoristas, mas para a população de Boa Vista de um modo geral; pois a recuperação de ruas e de avenidas tem reflexos na melhoria das condições de tráfego e de mobilidade”, afirma.
Os três lotes da obra de recapeamento das vias urbanas do município de Boa Vista têm investimentos de R$ 37 milhões, em recursos do Programa de Apoio aos Investimentos dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste), adquiridos por meio de convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).