- 06 de novembro de 2024
Povo aprova Ronda no Bairro
Com apenas um mês de implantação, o Programa Ronda no Bairro, idealizado pelo Governo do Estado, com foco no policiamento comunitário, recebe avaliação positiva por parte de comerciantes. A gestora de uma escola pública aponta a redução da criminalidade nas proximidades da escola Wanda David da Silva Aguiar, no bairro Raiar do Sol, como resultado do aumento do policiamento.
Uma das etapas mais importantes do programa, segundo o comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Ronan Marinho, é o acompanhamento nas escolas. Atualmente 90 mil crianças são frequentadoras das escolas estaduais e municipais e a meta é acompanhar de perto a rotina dessas alunos.
Marlene dos Santos, vice-diretora da Escola Estadual Wanda David Aguiar, lembra que quando iniciou o Ronda no Bairro a comunidade escolar se sentiu mais segura. A faixa etária dos alunos que frequentam a escola é de 09 a 20 anos de idade. Para ela, o policiamento comunitário intimidou a ação de infratores que ficavam nas proximidades da unidade de ensino, colocando em risco a segurança dos alunos.
“Avaliamos o programa como positivo, principalmente porque aumentou a segurança na escola. Vínhamos enfrentando sérios problemas nessa área, com infratores que apedrejavam a escola, principalmente a quadra esportiva, colocando em risco a segurança das crianças que circulavam por ali. O Ronda no bairro é um programa parceiro que nos traz mais segurança", disse.
O tenente Luz, responsável pelo programa no bairro Raiar do Sol, disse já ter identificado a maioria dos problemas enfrentados pelos moradores naquela região e se colocou a disposição da Escola Wanda Aguiar para identificar esses infratores.
Em conversa com alguns comerciantes também foi identificado que desde a implantação do Ronda no Bairro, diminuiu o número de furtos e roubos na região. A empresária Cleonice Ramos, 32, disse que já teve seu estabelecimento roubado e que esta ação ajuda na diminuição da ação de criminosos. Cleonice Ramos destacou a importância das rondas e disse que se sente mais segura sabendo que existe uma polícia que está à disposição da sociedade.
Matheus da Silva, 27, disse que recentemente se mudou para o bairro e percebeu a constante ronda feita pelas ruas da região. O empresário, que nunca teve seu estabelecimento roubado, disse que é importante ter essa segurança quando vai abrir ou fechar seu estabelecimento sem a preocupação de que a qualquer momento poderá ser vítima de assaltantes.
Para o comandante do CPC, coronel Ronan Marinho a meta principal é que o policiamento em Roraima entre em uma nova fase, com atitudes mais pró-ativas e com interação com a comunidade.