00:00:00

Em Rorainopólis

Triagem sorológica de Hepatite, Sífilis e Aids será reforçada no Sul do Estado.


Testes rápidos para o HIV

A partir desta terça-feira, 22, o trabalho de prevenção e controle de doenças como Hepatites virais, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids será reforçado no município de Rorainópolis. É que o Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) fará uma capacitação em realização de testes rápidos, para médicos e enfermeiros que atuam na Rede de Atenção Básica do município. O trabalho será desenvolvido até o dia 24 de julho, na sede do município.

Conforme Jaqueline Barros, Gerente do Núcleo de Controle das Hepatites Virais, a capacitação é direcionada para a cobertura de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. “Vamos fazer esse trabalho seguindo o plano de ações estabelecido para 2014. E para isso, envolveremos as equipes dos Núcleos de Controle Dst/Aids e o Núcleo de Controle de Hepatites Virais, para que possamos treinar toda a equipe de profissionais que atuam da Rede de Atenção Básica, em Rorainópolis, visto que Roraima é o único estado que inclui o módulo da Hepatite, quando o assunto é vigilância em saúde. Esperamos qualificar pelo menos 20 profissionais, entre médicos e enfermeiros que atuam na Rede de Atenção Básica”, esclareceu.

O cronograma de ações inicia da terça-feira (22), pela manhã com a parte teórica sobre prevenção, registro, tratamento e vigilância em HIV, Sífilis e Hepatites Virais, serviços de aconselhamento e diagnóstico laboratorial e de vigilância epidemiológica destas doenças. Na parte prática serão executados testes rápidos para HIV e Sífilis e Hepatite B e C. “Levaremos pelo menos 60 testes para que os profissionais saibam na prática como o exame deve ser feito”, complementou.

Segundo a técnica do Núcleo Estadual de Núcleo de Controle DST/HIV/Aids, Neusa Nascimento, o trabalho envolverá técnicos dos dois núcleos e a uma assistente social que será responsável pelo serviço de repasse das informações no que se refere ao serviço de aconselhamento e acolhimento. “O município de Rorainópolis faz parte das áreas prioritárias do plano de ações em Roraima, por ser uma área grande e populosa, além de ser referência na Região Norte. Por isso é fundamental que todos os profissionais estejam envolvidos no trabalho de busca ativa e que toda a equipe saiba exatamente o que fazer e como agir na prevenção e vigilâncias de tais doenças”, salientou.

O trabalho faz parte do plano de detecção precoce das doenças, por isso estima-se que a partir da conclusão das atividades aumentem os índices de detecção da doença. “Seguindo a proposta de conscientizar o maior número de pessoas em relação à transmissão, já sabemos que a partir desse trabalho devam aumentar os índices, pois no momento do atendimento na Rede Básica o profissional de saúde já vai orientar o paciente a buscar pelos serviços de investigação, se julgar necessário (de acordo com a especificidade de casa caso), e diante da descoberta da doença, ele já será encaminhado aos serviços de aconselhamento, além de claro ser conscientizado sobre a necessidade de evitar a contaminação de outras pessoas.

Em 2013 foram realizadas capacitações em todos os municípios de Roraima. Em 2014 foram capacitados aproximadamente 110 profissionais em Caracaraí, durante o primeiro semestre. “E depois do treinamento em Rorainópolis, será dada continuidade ao trabalho de monitoramento, por meio de relatórios mensais, que mostram se as regiões visitadas estão seguindo as propostas estabelecidas ou se precisam de reforço das ações”, finalizou. 

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA
  • 04 de novembro de 2024
NORTE INVESTIGAÇÃO