- 06 de novembro de 2024
O Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) firmou parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RR) para a realização de duas palestras sobre a temática eleitoral para os estudantes da Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos, localizada no bairro Doutor Silvio Leite, em Boa Vista.
As palestras integram a programação da primeira edição de 2014 do projeto “MPF na Comunidade”, que ocorre nestas quarta e quinta-feira (23 e 24) no auditório da escola. Após a abertura do evento, na quarta às 9h30, o procurador regional Eleitoral, Ígor Miranda da Silva, vai iniciar os debates apresentando a palestra “Por Dentro das Eleições 2014”, explicando sobre a atuação do MPF durante o pleito eleitoral deste ano.
A partir das 11h15, o servidor do TRE/RR Hermenegildo D'Avila vai apresentar o projeto “Conhecendo a Urna Eletrônica”, que pretende esclarecer os alunos sobre o uso da urna e a segurança de seu sistema informatizado. Já no turno da tarde, às 14h, será a vez dos estudantes assistirem à palestra Voto Ético.
A equipe do MPF estará disponível durante os dois dias de projeto para registrar queixas e denúncias da população. O atendimento inicia às 14h e segue até às 18h no primeiro dia. Na quinta-feira, 24 de julho, o atendimento ocorrerá das 9h às 12h e das 14h às 18h, também nas dependências da escola.
Projeto de itinerância - O MPF na Comunidade é um projeto de itinerância do Ministério Público Federal, que tem por objetivo aproximar a instituição dos cidadãos dos municípios de Roraima, com a realização de atividades voltadas à conscientização e à educação. O projeto é voltado para representantes de associações de bairros, lideranças comunitárias, conselheiros da saúde e educação, lideranças indígenas, gestores de educação, professores e à população em geral.
A comunidade visitada recebe orientações sobre a atuação e função social do MPF, através de palestras e distribuição de materiais educativos. Com o projeto, o Ministério Público pretende também conhecer e presenciar os principais problemas e demandas dos moradores, para que possa contribuir com a solução de conflitos.
“O objetivo é ampliar e facilitar o acesso da sociedade a instituição, além de estimular a população a efetuar denúncias acerca de práticas criminosas e conflitos que cabem ao Ministério Público intervir", destacou o procurador-chefe do MPF/RR , Ígor Miranda da Silva.
Outras edições
O MPF na Comunidade foi lançado no município de Pacaraima em 2013 e realizado também, no mesmo ano, nos municípios de Bonfim e Uiramutã.
Nas três edições do projeto, após as denúncias da população, foram instaurados procedimentos investigatórios para apurar possíveis ilegalidades e sanar irregularidades relatadas. Em 2014, além de Boa Vista, serão atendidos os municípios de Normandia e Rorainópolis.