- 06 de novembro de 2024
Programa político de Ângela
Em ato público realizado na manhã desta segunda-feira, 21/7, a senadora Angela Portela, candidata ao governo de Roraima, registrou seu Programa de Governo no cartório Deusdete Coelho, em Boa Vista. Ela foi acompanhada por Alexandre Henklain e Telmário Mota, candidatos a vice e a senador, respectivamente, pela coligação É Pra Frente Que Se Anda (PT, PDT, PTC, PV e PCdoB).
“Quero reforçar publicamente meu compromisso com o povo roraimense. O compromisso de conduzir o nosso Estado a um novo patamar de desenvolvimento, com um governo transparente, inovador e com justiça social. Minhas propostas estão aqui, para que todos possam acompanhar”, afirmou a candidata. O Plano de Governo já havia sido registrado no TRE, no momento da oficialização da candidatura.
Ataque à oligarquia
O Programa de Governo reflete o posicionamento político da campanha, com fortes críticas à gestão Anchieta/Chico Rodrigues, e adverte sobre os riscos de concentração de poder em um grupo político que se organiza como uma oligarquia. “Durante o governo militar e depois, já no período democrático, esse grupo se apropriou de toda a estrutura estatal para consolidar seu projeto de dominação. Para alcançar seus objetivos, sufocaram todas as forças políticas que não comungavam do seu projeto oligárquico”, acusa o documento.
Corrupção e incompetência
Angela destaca o desperdício de dinheiro público e a perda de oportunidades de convênios com o governo federal: “Verificamos, em todas as áreas da administração, inaceitáveis problemas de gestão. Temos o maior gasto per capita em saúde e o setor está sucateado, com péssimo nível de atendimento ao público. A educação, idem. Por falta de projetos e de vontade política, o governo Anchieta/Chico Rodrigues perdeu muitas oportunidades de receber verbas federais”.
Romper as travas do atraso
O documento inclui uma série de propostas para o setor agrícola, que beneficiem produtores de todos os portes. “Vamos oferecer segurança jurídica, revisando o que é claramente inconstitucional na Lei de Terras aprovada a toque de caixa pelo Chico Rodrigues. Vamos acelerar a regularização fundiária, desburocratizar os licenciamentos ambientais e instituir uma política de incentivos para a agricultura familiar e para os empreendimentos do agronegócio,” explicou a candidata.
Juventude com perspectivas
O jovens também têm destaque nas propostas da coligação. “Todos os anos, centenas de jovens se formam em Roraima e acabam tendo de procurar oportunidades em outros estados. O governo federal, graças à luta de Angela Portela no Senado Federal, ampliou a Universidade Federal e dobrou o número de vagas no ensino técnico. Agora é a hora de avançar e oferecer aos nossos jovens oportunidades melhores de trabalho, com programas específicos, focados em nossas vocações econômicas e em novas possibilidades que a tecnologia da informação oferece”, diz o documento.
Participação popular
O Programa de Governo define os rumos da gestão, mas Angela faz questão de ressaltar que está pronta para receber novas propostas por parte da população. “Quero romper com o estilo de ‘governar de cima pra baixo’. Queremos ouvir a sociedade roraimense, na campanha e depois no governo. Vamos ampliar os mecanismos de participação popular. Queremos que o povo nos ajude a definir a aplicação de verbas do orçamento estadual.”
É pra frente que se anda
Angela entende que o nome de sua coligação resume as necessidades de Roraima: “Nosso Estado vive uma paralisia política, sempre com as mesmas propostas, que não têm a consistência necessária e que nunca são devidamente implementadas. Precisamos recuperar o entusiasmo e a esperança dos roraimenses com propostas inovadoras. Meus adversários já tiveram sua chance e estou pronta para liderar um projeto que traga desenvolvimento e justiça social para todos”.
13 passos pra andar pra frente
O documento estabelece 13 diretrizes que resumem as propostas da coligação para os próximos quatro anos:
1 - GESTÃO – Fim do desperdício e da corrupção
2 - EDUCAÇÃO – Construindo um futuro melhor
3 - SAÚDE – Respeito e cuidado com a vida
4 - SEGURANÇA – Proteção para uma vida em paz
5 - DESENVOLVIMENTO – Romper as travas do atraso
6 - ESTRUTURA – Garantir condições para o desenvolvimento
7 - SERVIDOR PÚBLICO – Valorizando quem faz o estado andar
8 - TRANSPARÊNCIA – Agilidade e seriedade na gestão, com
participação popular
9 - Governar para todos os municípios
10 - Em sintonia com as novas tecnologias
11 - Assegurando os direitos da mulher roraimense
12 - INCLUSÃO SOCIAL – apoio a quem mais precisa
13 - Inserção das comunidades indígenas