- 06 de novembro de 2024
Prevenção contra doenças
No Dia Nacional do Homem, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) levará informações sobre a Política Nacional de Saúde do Homem para policiais civis. O encontro será realizado nesta terça-feira (15), na sede da polícia civil, no antigo conjunto dos executivos, no bairro Canarinho, a partir das 9h.
Conforme a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Homem, Liduína Camelo, será um momento importante para tratar sobre a importância da prevenção e tratamento de doenças que podem acometer o público masculino. “Seguindo a portaria 1.944/2009, que trata da Política Nacional de Saúde do Homem, é fundamental que os homens saibam da importância da prevenção e principalmente sobre os cuidados em relação à saúde. Desta forma levaremos tudo o que há disponível em relação ao trabalho de divulgação das ações”, esclareceu.
O encontro será também um momento para falar sobre as ações desenvolvidas em Roraima, como as atividades disponibilizadas no Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM), envolvendo o planejamento familiar, por exemplo. Em 2013, foram realizadas 72 palestras de planejamento familiar e participaram 170 homens contra 724 mulheres. Já nos atendimentos, do total de 225, foram realizadas 32 consultas ao mastologista, nove exames de ultrassom de mama, seis exames de mamografia e 178 procedimentos de vasectomia. Em 2014, no primeiro semestre, foram realizadas 42 palestras de planejamento familiar, que envolveram 111 homens e 400 mulheres, e nos atendimentos, do total de 106, 17 homens fizeram consultas ao mastologista, houve um exame de ultrassom de mama, 13 mamografias e 75 procedimentos de vasectomias.
Com a implantação da Política Nacional de Saúde do Homem, em novembro de 2008, o Ministério da Saúde vem se buscando em todas as regiões do país a conscientização sobre as formas de prevenção e tratamento, de forma que todos os homens, sem exceção, saibam como ter acesso ao processo de acolhimento, às ações de saúde sexual e reprodutiva, prevenção de DSTs e Planejamento Familiar.
“É cada vez maior o número de homens presentes nas ações de planejamento familiar, embora essa participação seja menor em relação às mulheres, no entanto percebemos um interesse maior de participação nas palestras e no processo de planejamento da formação da família e desenvolvimento saudável no lar. Nesse contexto temos, entre conquistas recentes, a presença dos homens, no momento do parto, o que mostra a consciência dele em relação a este momento importante para a família”, complementou.
SANGUE
A parceria envolve também a doação de sangue, por policiais civis, no Hemocentro, nesta terça-feira. “Estamos com nossa equipe preparada para receber os policiais civis, no período da manhã e tarde.
E para nós essa ação além de ser um exemplo de solidariedade, a doação é fundamental para ajudar a manter o estoque de sangue regular”, acrescentou a coordenadora do setor de Captação do Hemocentro, Terezinha de Jesus Khan.