- 06 de novembro de 2024
Membros do Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada do Hospital Coronel Mota (HCM) participam de uma reunião com enfermeiros da Rede de Atenção Básica e gestores municipais, nesta sexta-feira (4), no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR). As atividades iniciam às 8h e seguem até às 12h.
A reunião tem por finalidade discutir o atendimento à pessoa ostomizada, aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer, na parede abdominal, um caminho alternativo do sistema digestivo ou urinário para saída de fezes ou urina (essa abertura chama-se estoma).
Conforme a diretora-geral do HCM, Erineuda Teixeira, a intenção é dar continuidade ao processo de formação de multiplicadores e estabelecer o trabalho conjunto. “Para que assim, possamos oferecer atenção qualificada aos usuários ostomizados do município de Boa Vista”, disse.
O Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada é composto por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e médicos-cirurgiões, e mantém uma reunião mensal, sempre na última sexta-feira do mês.
A cada encontro são feitas palestras, por profissionais do HCM, sobre educação em saúde, tratamento, prevenção de infecções, uso e higienização das bolsas coletoras. Dependendo da necessidade é oferecido ainda atendimentos psicológicos e de assistência social.