- 07 de novembro de 2024
Ronda chega a municípios
A nova política de policiamento comunitário Ronda no Interior foi implantada nessa terça-feira (24), em quatro municípios de Roraima: Rorainópolis, Caracaraí, Iracema e Mucajaí. O governador Chico Rodrigues disse que o intuito é fomentar uma polícia eficiente e equipada, para combater a criminalidade no Estado.
O programa é operacionalizado por um sistema de setorização integrado que monitora o deslocamento e ação das viaturas da Polícia Militar. O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, ressaltou que a interiorização do programa, que na capital é intitulado Ronda no Bairro, é importante para combater a criminalidade em Roraima.
“Vamos implantar o sistema em todo o Estado. A implantação do Ronda no Bairro na capital traz resultados positivos para a sociedade. Claro que quando você melhora a oferta do policiamento na rua, primeiro os números sobem para depois caírem, isso é sintomático em qualquer capital do Brasil e no mundo.”
Para o comandante da Polícia Militar, coronel Edison Prola, essa modalidade de policiamento vem ao encontro do anseio da população. “É indispensável que nós tenhamos as condições necessárias para desempenharmos um bom trabalho. A polícia equipada e motivada trará resultados excepcionais com o programa Ronda no Interior”, frisou.
O prefeito de Rorainópolis, Edilson do Asa, ressaltou que o programa veio reforçar as ações da polícia no município. “A polícia comunitária vem para somar e dar mais segurança para a população”, observou.
A orientadora educacional Cleiciane dos Santos, moradora do município de Iracema há 26 anos, disse que a implantação do programa trará mais segurança para os moradores. “Os índices de tráfico de drogas em Iracema estão crescendo. Acreditamos que o Ronda do Interior possa combater a droga no nosso município”, disse.
Nessa primeira etapa de implantação do programa no interior, foram entregues três viaturas, e três motocicletas no município de Rorainópolis, uma viatura em Caracaraí, uma em Iracema, e uma viatura e duas motocicletas no município de Mucajaí.
O governador Chico Rodrigues destacou que as ações de políticas públicas de segurança são decorrentes de um planejamento estratégico. “Percorremos vários Estados do Brasil, para conhecer melhor o sistema ‘Ronda no Bairro’, que é um policiamento comunitário que coíbe as ações dos infratores. Com esse programa, vamos diminuir a violência e a criminalidade em Roraima, com eficiência.”
Rorainópolis ganha Bombeiros
A 2ª Companhia do Batalhão de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros foi implantada nessa terça-feira (24), na cidade de Rorainópolis. A nova unidade atenderá à região Sul do Estado. No primeiro momento, integram a 2ª Companhia 31 bombeiros militares entre homens e mulheres. Para lá, foram destacadas uma viatura de combate a incêndio, uma lancha e uma viatura de socorro.
O comandante de Corpo de Bombeiros, coronel Alexson Mamede, disse que um de seus desafios à frente da corporação é melhorar cada vez mais as condições de trabalho dos militares.
“A implantação do batalhão no município de Rorainópolis foi à primeira determinação do governador Chico Rodrigues, quando eu assumi o comando do Corpo de Bombeiros”, comentou.
“Em 80 dias de governo, nossa gestão conseguiu implantar na segunda maior cidade do Estado a Companhia do Corpo de Bombeiros, uma antiga reivindicação”, disse o governador Chico Rodrigues, ressaltando que é preciso empreender grandes investimentos para ampliar e atender às demandas reprimidas de políticas sociais.
“A obrigação nossa é trabalhar para toda a nossa população. Eu acredito no trabalho desses militares”, destacou o governador Chico Rodrigues, ao discursar na inauguração da companhia.