- 07 de novembro de 2024
Os gestores das escolas da rede estadual de ensino que desejarem participar do Programa Mais Educação têm até o dia 29 deste mês para realizar o cadastro das unidades de ensino.
O cadastramento deve ser feito exclusivamente pela internet por meio do acesso ao sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE – Interativo) no endereço eletrônico http://pdeinterativo.mec.gov.br/login.php.
O Programa Mais Educação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). Atualmente em Roraima, 122 escolas, sendo 52 da Capital, 32 indígenas e 38 da zona rural dos municípios atuam com o Programa, contemplando 10.000 alunos.
O Mais Educação busca aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas, no intuito de melhorar o ambiente escolar e estimular o aluno a participar de atividades educacionais diferenciadas, ampliando a jornada escolar.
É coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Programa Mais Educação é uma estratégia indutora da educação em tempo integral no Brasil, instituída pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto nº 7083/2010.
“É importante que os gestores se mobilizem e façam o cadastro das escolas porque por meio desse Programa é possível desenvolver atividades motivadoras e inovadoras, fazendo com que os alunos sintam-se estimulados a permanecer na escola, melhorando assim o índice de aprendizagem”, destacou Jorgete de Oliveira Eduardo, coordenadora do Programa Mais Educação.
A coordenadora esclareceu ainda que este cadastramento é referente ao ano de 2015 e que, as escolas que não forem cadastradas agora não receberão os recursos para a execução do Programa Mais Educação no ano que vem.
AÇÕES
As ações do Programa Mais Educação ocorrem no horário oposto em que o aluno estuda, por monitores voluntários que recebem uma bolsa do MEC. A permanência no contra-turno escolar é de 3 horas e os alunos também recebem lanche.
As atividades são ofertadas nas áreas do meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica, buscando fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar.
As ações desenvolvidas nas escolas da rede estadual são Letramento, Matemática, Agenda 21, Com-Vidas, canto coral, futebol, futsal, danças, teatro, pintura, desenho e karatê.
Já nas instituições indígenas, as atividades desenvolvidas são: teatro, futebol, danças regionais, artesanato, canteiro sustentável com o plantio de horta, além de estudos da língua materna da comunidade.