- 07 de novembro de 2024
Orientação a grupos específicos
Para melhor desenvolver os trabalhos de prevenção a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Núcleo de Controle de DST/HIV/AIDS, realizará no dia 25 de junho, no auditório da Eletrobrás Distribuição Roraima, de 8h às 12h e de 14h às 18h, uma Oficina de Capacitação sobre Insumos de Prevenção. Representantes de todos os municípios de Roraima e de Associações Sociais foram convidados.
A ideia é de apresentar a líderes de grupos específicos, estratégias de abordagem para o desenvolvimento de ações preventivas às DSTs. O uso do preservativo masculino, do feminino e de gel lubrificante será enfatizado durante a oficina. A técnica do Núcleo de Controle de DST/HIV/AIDS, Suma Dias, explica que conhecer a linguagem e a realidade de determinados grupos sociais é extremamente importante para que se possa realizar um trabalho preventivo de forma eficaz. “Por isso é que convidamos grupos sociais, pois eles saberão a melhor linguagem para passar as informações, de forma que as ações preventivas tenham maior efeito positivo”, relatou a técnica.
A expectativa é de capacitar pelo menos 50 representantes para serem multiplicadores das ações preventivas em seu meio social. Foram convidadas, a Pastoral da Aids, a OIPER (Organização Indígena Positivas do Estado de Roraima), a ATERR (Associação de Travestis, Transexuais do estado de Roraima), a Associação Roraimense da Diversidade Sexual de Roraima, a Associação de Bem com a Vida, a Apesar (Associação de Profissionais para Pesquisa, Educação, Saúde e Assistência Social), a ASUAER (Associação de Ubanda, Amerindiuns e dos Cultos Afrobrasileiros do estado de Roraima) e o Movimento de Cidadãs Positivas.
A oficina abordará além da teoria sobre prevenção, maneiras mais práticas na abordagem do assunto conforme cada peculiaridade dos grupos. A intenção é de levar as formas de prevenção de maneira simples e prática conforme cada realidade social em relação aos índices das doenças.
Sumaia destaca que os insumos de prevenção às DSTs/HIV/AIDS são facilmente encontrados nos postos de saúde e estão à disposição da população para a retirada. Entre eles, a camisinha masculina, a feminina e geles lubrificantes são os mais indicados para a prevenção. “A melhor maneira de se proteger contra estas doenças é com o uso de camisinha. Queremos que a população conheça sobre os meios de proteção acessíveis, para que então possa abraçar a responsabilidade de cuidar da própria saúde e também da de seus parceiros”, lembra Sumaia.
Dados obtidos no SINAN-NET/NSIS/DVS/CGVS/SESAU mostram que em Roraima, no período de 2006 a maio de 2014 foram notificados 946 casos de AIDS, sendo 615 em homens e 331 em mulheres. Destes casos, 247 chegaram a óbito, sendo 161 homens e 86 mulheres.
Só neste ano, até o momento, 22 pessoas vivem com a doença no estado. O tratamento e a assistência são gratuitos e acontecem na Rede de Atenção à Saúde do Estado, com foco na melhoria da qualidade de vida das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS.