- 07 de novembro de 2024
Instituições pode ajudar
Para garantir o estoque abastecido no período dos jogos da Copa do Mundo e também das festas Juninas, o Hemocentro de Roraima (Hemoraima) dará início nesta segunda-feira (09), à campanha “Sangue Campeão Roraima”. A campanha vem sendo divulgada desde o final de maio nas redes sociais. A ação encerra no dia 14 de julho, Dia Internacional do Doador de Sangue.
A campanha deve reforçar o estoque, que sempre está baixo. Hoje, 06, por exemplo, o setor de captação está convocando, principalmente, doadores de sangue de Rh negativo com urgência para reposição das bolsas. O estoque ficou crítico para atender as emergências e urgências do Hospital Geral de Roraima (HGR). Já os fatores positivos estão normalizados.
Sobre a campanha, a diretora de Captação do Hemocentro, Terezinha de Jesus Khan conta que para entrar no ritmo das comemorações, a unidade será personalizada com as cores verde e amarelo em alusão ao período festivo. Os atendimentos também serão atípicos, pois além de receber os doadores rotineiros, o Hemoraima também receberá instituições que apoiaram a campanha.
Na terça-feira, 10, os estudantes do curso de Agronomia, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) estão agendados para doarem sangue. “A expectativa é que 30 acadêmicos participem neste dia”, comemora a diretora. Já no dia 14, será a vez da Associação de Capoeira Golpes Gaditas, com aproximadamente 60 voluntários à doação.
Ainda há tempo para que as instituições interessadas em apoiar a campanha se organizem. Terezinha explica que os grupos voluntários podem agendar o seu dia. Os agendamentos podem ser feitos no Hemocentro, no setor de captação ou pelo telefone, no número 2121-0883.
A ideia da campanha é manter o estoque pronto para atender o possível aumento da demanda que geralmente surge com os períodos festivos. “Durante os jogos, algumas pessoas se excedem nas bebidas alcoólicas e consequentemente se envolvem em acidentes de trânsito ou até mesmo em brigas que resultam em agressão física”, reitera a diretora, falando que a unidade pretende estar suprida para poder atender prontamente as solicitações de sangue.
RH NEGATIVO
O setor de captação está convocando doadores de sangue de Rh negativo com urgência para reposição do estoque. Segundo Terezinha, dos fatores negativos, o tipo “O” é a maior preocupação. Como o “O” negativo é doador universal, ou seja, doa para qualquer tipo sanguíneo, ele foi o primeiro a ficar zerado no estoque. A preocupação é que apesar desta vantagem, o “O” Negativo só recebe dele mesmo, alertou a diretora.
O setor de captação já está convocando por telefone os doadores de sangue de Rh negativo, conforme o período de doação. A coleta funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h, e das 13h30 às 18h, mas a unidade fica aberta no intervalo de meio dia para fazer a entrega de exames de sorologias (após 30 dias da doação) e de declarações. No sábado, a unidade abre no horário de 7h às 13 horas. O Hemoraima fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, depois do HGR.
Para os doadores regulares, é preciso observar os intervalos das doações. A diretora explicou que no caso do homem, o período mínimo é de 61 dias, e da mulher, 91 dias.
REQUISITOS
Doar sangue é seguro, por isso qualquer pessoa em boas condições de saúde, apresentando documento oficial com foto, entre 16 até 17 incompletos (acompanhados dos pais ou responsáveis legais) e para quem já é doador, até 69 anos.
A pessoa precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 2h antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.
Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida. Outras informações no (95) 2121-0883.