- 07 de novembro de 2024
Desde o dia 12 de maio, os contribuintes que comparecerem ao Centro de Atendimento ao contribuinte da Delegacia da Receita Federal em Boa Vista, já podem contar com o serviço de autoatendimento orientado.
A iniciativa faz parte de um dos projetos estratégicos que visa a implementação do autoatendimento orientado em todos os Centros de Atendimento ao Contribuinte (CAC).
Implementado em uma área específica, estão disponíveis quatro estações de trabalho , o serviço é acompanhado por um estagiário e uma monitora, que auxilia os contribuintes na obtenção de serviços de agendamento, certidão negativa de débitos, consulta situação no CPF, entre outros. O contribuinte é recebido na triagem e, caso o serviço possa ser realizado no sítio da RFB, ele é encaminhado para o autoatendimento.
Segundo a Delegacia da Receita , a experiência tem sido muito positiva, pois possibilita a liberação de senhas para agendamentos de serviços não contemplados pelo autoatendimento, fato que aumenta o número de contribuintes atendidos, bem como aa velocidade do atendimento.
O uso do autoatendimento vai potencializar o uso do atendimento virtual pela Receita Federal no estado de Roraima. Atualmente cerca de 70% de todo atendimento efetivado pela Receita Federal em Boa Vista é realizado por meio virtual e a meta é finalizar o ano de 2014 com 80% do atendimento sendo realizado virtualmente.
Nessa empreitada a Receita Federal tem firmado parcerias com a Universidade Federal de Roraima e a Faculdade Estácio com assinatura de acordo de cooperação voltados ao implemento de programas de cooperação técnica e acadêmica, dentre os quais, encontra-se já encontra-se em andamento o repasse pela Receita Federal de técnicas de atendimento orientado aos acadêmicos necessárias ao uso do atendimento virtual.