- 07 de novembro de 2024
Nutricionistas discutem tema
Os índices nutricionais serão alvos de debates esta semana em Roraima. As discussões irão ocorrer na Oficina de Fortalecimento dos Programas Estratégicos da PNAN- Programa de Ferro, Vitamina A, Nutrisis e Condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF). A programação inicia nesta quarta-feira (4), no auditório do Distrito Sanitário Yanomami, na rua Cecília Brasil, Centro, das 8h às 12h e das 13h45 às 17h. As atividades seguem até quinta-feira(5).
O encontro realizado pela da Coordenação Geral de Atenção Básica do estado (CGAB) é voltado a coordenadores da Atenção Básica, gestores, profissionais de saúde e da área de educação, grupo técnico estadual e municipal do PSE, profissionais do DSEY Leste e Yanomami e Estratégia Saúde da Família, Saúde Indígena, Adolescente e Jovem, Criança e a Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família.
Para os dois dias de debates virá ao estado a assessora técnica do Ministério da Saúde, Ana Maria Cavalcante. Conforme a Gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição, Maria do Livramento Costa Rego, será um momento para esclarecer as principais dificuldades apresentadas na operação do sistema. “Esperamos aproveitar esse momento para atualizar as informações teóricas referentes ao sistema de gestão das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família, principalmente nas áreas de educação e saúde, de forma que possamos juntos aos municípios estabelecer medidas para que essas condicionalidades sejam atendidas, seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde”, esclareceu.
Na programação, discussão sobre as diretrizes gerais do acompanhamento das condicionalidades do PSF, as estratégias utilizadas nos municípios, no processo de consolidação das ações nas áreas de assistência social, saúde e educação, pontos positivos e dificuldades enfrentadas em cada localidade, bem como discussão de propostas de trabalho que possam melhorar os indicadores de cada região serão assuntos previstos na roda de conversa.
Já no segundo dia, quinta-feira, 5, será feita a apresentação da Política Nacional de Alimentação e as ações de prevenção e controle das carências nutricionais, discussão sobre o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, e de Ferro, implantação do Nutrisus.
Ao longo das atividades, profissionais serão capacitados nos programas de combate às carências nutricionais criados pelo Ministério da Saúde (MS), bem como saberão como atuar dentro da política de ações integradas nas áreas de educação e saúde, seguindo as metas do programa Nutrisus, além de reconhecer as responsabilidades compartilhadas das ações estabelecidas nos programas nutricionais. “Pretendemos ao final da oficina formar multiplicadores, pois os profissionais já terão conhecimento dos programas de carências nutricionais, e poderão contribuir para a implantação e implementação dos programas de carências nutricionais, nos municípios, respeitando as diversidades de cada região”, enfatizou Livramento.