- 07 de novembro de 2024
Estratégias nas fronteiras
A segurança pública no município de Bonfim foi discutida durante a 2ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Fronteira do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), ocorrida na manhã desta segunda-feira, 02 e que reuniu autoridades daquela cidade e do Sistema de Segurança do Estado. O encontro aconteceu na Biblioteca Municipal do Bonfim.
O Secretário de Segurança Pública, Coronel Amadeu Soares coordenou os trabalhos, que contou ainda com a presença do delegado Geral de Polícia Civil, Luciano Silvestre, do delegado geral adjunto, Eduardo Henrique Batista, da prefeita de Bonfim, Lisete Spies, do diretor do Departamento de Narcóticos (DENARC), Márcio Amorim, do diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI), Ronaldo Sciotti, do subcomandante de Policiamento do Interior (CPI), Coronel Eronildo, equipes das Polícias Civil e Militar, vereadores da cidade, além de secretários do município de Bonfim e comunidade.
GGIM
Durante a reunião foi apresentado pelo interlocutor da Secretaria de Segurança Pública (SESP) junto a Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (ENAFRON) do Ministério da Justiça, delegado Jimmy Santana, o plano de Estratégia Nacional de Fronteira. Na oportunidade, foi estruturado o Gabinete de Gestão Integrada do Município de Bonfim (GGIM - Bonfim).
Farão parte do GGIM como membros natos e convidados a Prefeitura do Município do Bonfim, Delegacia de Polícia Civil de Bonfim, Comando da Polícia Militar de Bonfim, Juizado da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, Associação dos Agricultores, Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria da Fazenda (SEFAZ), Receita Federal, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Associação de Produtores, Centro de Atenção Psicossocial(CAPS), Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social(CREAS), Maçonaria e outras entidades religiosas.
O principal objetivo do GGIM é que as instituições se reúnam uma vez ao mês para identificar e levar soluções para os principais problemas enfrentados na área da segurança pública pelos munícipes do Bonfim.
“É importante que a sociedade representada no GGIM discuta os problemas enfrentados na região de Bonfim e traga soluções. As discussões pautadas pela comunidade do Município serão formalizadas pelo GGIM e levadas ao GGI estadual. Vamos procurar solucionar essas questões de forma a atender aos municípios. Essas pautas também serão levadas ao GGI federal", disse Soares.
A prefeita do município relacionou algumas dificuldades enfrentadas pelo município do Bonfim, principalmente em relação aos crimes transnacionais cometidos na fronteira. Ela destacou também a necessidade do aumento do número de policiais na fronteira do Brasil com a Guiana Inglesa, com quem o município de Bonfim faz fronteira.
Durante a reunião também foi apresentado o novo delegado titular do município de Bonfim, Emerson Freire, que está fazendo um diagnóstico da realidade da segurança pública no município. Segundo ele, a meta principal, é desenvolver um trabalho integrado para o enfrentamento da criminalidade na região.
Emerson Freire destacou que o maior aliado da Polícia neste processo é a comunidade e pediu que a população de Bonfim cooperasse com o trabalho realizado pela polícia, principalmente na formalização de denúncias que possam levar a Polícia a esclarecer crime e, até atuar de forma preventiva.
O delegado geral, Luciano Silvestre, destacou a importância de fortalecer as fronteiras não somente com efetivo policial, mas também com um suporte em viaturas potentes para que o trabalho possa ser feito de forma um resultado produtivo.
O subcomandante do CPI destacou a importância da integração das Polícias na fronteira de forma a reforçar a segurança na região.
Durante os trabalhos ficou acordado que no dia 18 de junho será assinado o decreto que formaliza a criação do Gabinete de Gestão Integrado do Município, e que na ocasião o colegiado já apresentará as pautas para discussão e reunião do GGIM.
"Foi uma reunião produtiva em que tivemos a oportunidade de conhecer a realidade de Bonfim, apresentar algumas sugestões para melhorar o trabalho policial na região e de estruturarmos o GGIM que vai atuar integrado com o GGI. Apresentamos o novo delegado da cidade e vamos trabalhar de forma integrada para solucionar uma série de dificuldades que a população vem enfrentando na região", disse o secretário.