- 07 de novembro de 2024
Estudantes contra as queimadas
Os alunos do Centro de Educação do Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) participam de 2 a 6 de junho, de atividades internas da Semana do Meio Ambiente, em prol da conscientização e a sensibilização quanto às queimadas, prática realizada em todo o mundo, acarretando prejuízos ao planeta.
Para as atividades, os alunos utilizarão os espaços culturais do Sesc, Teatro Jaber Xaud, CineSesc e Galeria de Artes Franco Melchiorri. Irão expor trabalhos produzidos dentro da sala de aula e peça teatral para alunos de outras turmas. Irão ainda exibir vídeos e mostras fotográficas.
A programação da Semana do Meio Ambiente terá a participação de palestrantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Corpo de Bombeiros.
A equipe docente preparou palestras e ainda uma gincana externa para alunos do Ensino Médio. No dia 6, no encerramento da programação, a professora de Biologia acompanhará os alunos no Parque Anauá para visitar o Horto Municipal e o Lago dos Americanos, além de analisarem o recolhimento de lixo.
O assunto foi escolhido para ser a temática devido a região Norte ser um dos pontos com maior concentração de focos de queimadas no Brasil. Destacando também os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que revelam que durante o mês de junho, julho e agosto, ocorrem queimadas em praticamente todas as regiões.
"Todo o conhecimento absorvido entre as atividades irão trazer a médio e longo prazo, melhorias ao meio ambiente e ao ar que respiramos. Os alunos também, conscientizam os pais e, assim, a informação é disseminada para agricultores ou até mesmo fazendeiros que praticam queimadas", disse Edna Odlair, gerente de Educação.
Dia Mundial do Meio Ambiente
De acordo com documentos históricos, o Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada País para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até o dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.