00:00:00

Cultura

Servidores do IPHAN/RR aderem à greve nacional da Cultura.


Iphan de RR entra em greve

Os servidores da Superintendência do IPHAN em Roraima entraram em greve no dia 27 de maio, engrossando a greve nacional dos servidores do Ministério da Cultura, que foi deflagrada no dia 18 do corrente mês. 

O porta-voz da greve, Eduardo Henrique do Vale Matias, esteve hoje pela manhã (30/05) trocando informações com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Roraima (Sindsep-RR), Gilberto Rosas, e prometeu participar da manifestação pública que a Central Única dos Trabalhadores (CUT/RR) vai promover, juntamente com o Sindsep e outros sindicatos, no dia 4 de junho, na Praça do Centro Cívico.

Segundo o líder da greve da Cultura, Eduardo Matias, os servidores do Ministério da Cultura entraram em greve para exigir do governo federal o cumprimento de acordos não cumpridos há dez 10 anos. Dentre as reivindicações da categoria, Eduardo citou melhorias salariais, unificação da tabela da Cultura e gratificação por titulação. 

Outra reivindicação dos servidores da Cultura, que interessa a população em geral, diz respeito ao aumento do percentual de recursos destinado à Cultura. Eles pedem que, no mínimo 1% do Orçamento da União, seja canalizado ao Ministério da Cultura. Em Roraima os grevistas reivindicam a lotação de pelo menos mais seis servidores efetivos. 

O presidente do Sindsep, Gilberto Rosas, elogiou a iniciativa dos servidores da Superintendência do IPHAN em Roraima ao engrossar a greve nacional e deixou claro que o Sindsep considera justas e urgentes todas as reivindicações da categoria. Ele comentou que o país tem uma grande produção cultural, mas carece de mais investimentos no setor para poder propiciar o acesso da população a esses produtos e manifestações culturais. 

Para Gilberto Rosas, “os produtos culturais devem fazer parte da vida das pessoas assim como o pão, o arroz e o feijão.”

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA