00:00:00

Educação

Secretário de Educação lança Censo Escolar 2014.


Censo e políticas públicas 
 
O secretário estadual de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, fez o lançamento oficial do Censo Escolar 2014. A cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira (28) no auditório Alexandre Borges, da Universidade Federal de Roraima. Estiveram presentes gestores estaduais, municipais e de escolas da rede federal e privada.

O prazo para envio das informações das escolas da Capital segue até o dia 30 de junho e para as escolas da zona rural, dia 15 de agosto de 2014. Por sete anos consecutivos, Roraima é o primeiro Estado do Brasil a concluir o repasse dos dados do Censo Escolar.

Trata-se de uma ferramenta importante para o planejamento de políticas públicas voltadas para a educação. Por meio do Censo Escolar, são coletadas informações que vão formar o panorama nacional da Educação e formular as políticas públicas e execução de programas na área de educação como PDE e o Cálculo das taxas de aprovação e reprovação do aluno. 

Também é por meio do Censo que se realiza a transferência de recursos públicos para alimentação e transporte escolar, distribuição de livros didáticos, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, entre outras ações essenciais para o funcionamento da Educação Básica.
“É importante que os gestores escolares estejam comprometidos com o repasse das informações dentro do prazo estipulado, garantindo assim a qualidade no processo censitário”, reforçou Nonato Mesquita.

TEMA
Para 2014 a Coordenação Estadual do Censo Escolar adotou o tema 
“O ano do comprometimento”, com a finalidade de garantir a fidedignidade das informações repassadas pelos gestores.
No ato do lançamento os gestores receberam mídia contendo todas as informações sobre legislação acerca do Censo Escolar, metodologia aplicada, bem como esclarecimentos sobre a importância da ferramenta para a melhoria da qualidade de ensino no Brasil.

Segundo a coordenadora estadual do Censo Escolar, Selma Mariot, será feito o monitoramento e inspeção nas escolas estaduais para analisar documentos como diários de classe e fichas de matrículas do aluno. “As unidades que apresentarem inconsistências nos documentos serão notificadas e terão prazo para se adequar. Caso contrário, a situação será encaminhada ao INEP”, alertou, ao adiantar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão que coordena o Censo no Brasil, está mais rigoroso e exigindo um maior controle das informações declaradas no Censo.

2013

O Censo Escolar da Educação Básica 2013 apontou que em Roraima existem 776 escolas, sendo que 377 da rede pública estadual de ensino, com 76.410 alunos matriculados. Em Boa Vista, são 61 escolas estaduais e 43.346 estudantes. 

Na zona urbana dos municípios são 83 escolas e 55.893 alunos. Já na Educação Indígena são 253 escolas e 13.914 estudantes matriculados.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA