00:00:00

Censo Escolar 2014

Processo censitário exigirá maior rigor no repasse das informações.


Mais rigor nas informações 

Ferramenta importante para o planejamento de políticas públicas voltadas para a educação, o Censo Escolar 2014 será lançado nesta quarta-feira (28), às 9 horas no auditório Alexandre Borges na Universidade Federal de Roraima (UFRR), com o tema “O ano do comprometimento”.

O tema foi escolhido pela coordenação estadual do Censo já que entre as novidades do processo censitário, está uma maior cobrança quanto ao repasse dos dados. No evento de lançamento, a coordenadora estadual do Censo Escolar Selma Mariot repassará algumas orientações aos gestores escolares.

Devem participar do encontro, gestores de escolas das redes estadual, particular, federal e municipal. Serão repassadas informações sobre o que é o Censo Escolar, quem coordena, qual a importância do procedimento, a base legal e sobre as responsabilidades das informações repassadas.

“Este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP], órgão que coordena o Censo no Brasil, está mais rigoroso e exigindo um maior controle das informações declaradas no Censo”, explicou Selma Mariot.

Conforme ela, a coordenação local vai fazer um monitoramento e inspeção nas escolas estaduais analisando documentos como diário de classe e fichas de matrículas. “As unidades que apresentarem inconsistências nos documentos serão notificadas e terão prazo para se adequar. Caso contrário, a situação será encaminhada ao INEP”, alertou Selma.

Além disso, Selma informou que este ano será utilizada uma nova estratégia para a coleta de dados do Censo Escolar. “Vamos iniciar o processo censitário com as escolas da Capital, pois elas apresentam muitas inconsistências nos relatórios gerenciais, e em seguida, serão trabalhadas as escolas da zona rural”, adiantou a coordenadora.

PRAZOS      

O prazo para envio das informações das escolas da Capital segue até o dia 30 de junho e para as escolas da zona rural, dia 15 de agosto. Há sete anos, Roraima é o primeiro Estado do Brasil a concluir o repasse dos dados do Censo Escolar.

Segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2013, em Roraima existem 776 escolas, sendo que 377 são da rede pública estadual de ensino e possuem 76.410 alunos matriculados. Em Boa Vista, são 61 escolas estaduais e 43.346 estudantes. Na zona urbana dos municípios são 83 escolas e 55.893 alunos. Já na Educação Indígena são 253 escolas e 13.914 estudantes matriculados.

O Censo Escolar da Educação Básica tem papel fundamental dentro do processo educacional. Por meio dele, são coletadas informações que vão formar o panorama nacional da Educação e formular as políticas públicas e execução de programas na área de educação como PDE e o Cálculo das taxas de aprovação e reprovação do aluno. 

Também é por meio do Censo que se realiza a transferência de recursos públicos para alimentação e transporte escolar, distribuição de livros didáticos, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, entre outras ações essenciais para o funcionamento da Educação Básica.
           

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA