- 07 de novembro de 2024
Novo sistema é implantado
A tecnologia será uma grande aliada do Sistema de Segurança Pública de Roraima, a partir da implantação de um programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça para o Atendimento e Despacho de Viaturas, inserido na maior plataforma tecnológica sobre segurança pública do País, o Sinesp – Sistema Nacional de Segurança Pública. O sistema está sendo apresentado às autoridades da Segurança Pública do Estado e ao governador Chico Rodrigues.
Uma equipe de técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Serviço de Processamento de Dados (Serpro), estão reunidas durante toda esta terça-feira, 27, no Gabinete de Gestão Integrada (GGI), demonstrando as funcionalidades do Sinesp como portal, bem como dos sistemas desenvolvidos, em especial o "Comandus 19x" e o cronograma de implantação desses sistemas em Roraima.
O encontro acontece na Sala de Reuniões da Secretaria de Segurança Pública e congrega todos os representantes do sistema em Roraima. Os trabalhos terão continuidade durante todo o dia de amanhã, 28.
Para o governador Chico Rodrigues, o sistema a ser implantado é moderno e demonstra o entendimento do Ministério da Justiça de que Roraima tem muito a oferecer ao Brasil.
"Somos o Estado que vai implantar o sistema como projeto piloto, e a partir daí, será implantado aos demais estados do Pais. Será um projeto modelo, originário, por meio do Serpro para que possamos ter a universalização das informações na área de segurança. Esse banco de dado começa a ser implantado em Roraima e vai ser disseminado para todo o Brasil", disse Chico Rodrigues.
O secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, destacou que a modernização é necessária e que o projeto tecnológico a ser implantado em Roraima é um avanço de pelo menos 20 anos de modernização.
"Queremos agradecer a equipe do Ministério da Justiça e do Serpro por esse trabalho que está sendo desenvolvido em Roraima. Temos o total interesse para que a implantação ocorra da melhor forma possível, pois ganha o Sistema de Segurança como um todo e principalmente a população do Estado. Quando todo o processo estiver concluso, teremos uma estatística única do Sistema de Segurança. Teremos como fazer uma leitura correta dos relatórios estatísticos e que vão facilitar o planejamento operacional das Polícia Civil e Militar para um enfrentamento mais qualificado da criminalidade", disse.
O gerente de Projeto do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Rogério Carneiro, destacou que o Sinesp é um projeto prioritário do Governo Federal que consiste em grande três módulos. O primeiro módulo é o Sinesp cidadão, um aplicativo livre que está disponível em todo o País.
"Hoje temos consulta a placa de veículos e de mandados de prisão. Temos quase 2 milhões de downloads desse aplicativo, mais de 40 mil veículos recuperados por meio deles, mais de mil foragidos recapturados. Esse é um módulo mais próximo do cidadão", observa.
O segundo módulo, segundo Carneiro, é o site do Sinesp, disponível no endereço www.sinesp.gov.br, onde são disponibilizadas estatísticas para que qualquer cidadão tenha acesso a elas.
"Desta forma o cidadão poder se prevenir da criminalidade e cobrar dos seus representantes uma segurança melhor no seu bairro, no seu município", destacou.
O terceiro módulo, segundo ele, é o Sinesp voltado especificamente para os profissionais de Segurança Pública, que está sendo implantado em Roraima como projeto piloto. Consiste na implantação de sistemas de Segurança Pública, como boletim de ocorrência, inquérito, termos circunstanciados de ocorrências (TCO) e atendimento informatizado às emergências como o 190, 193, para que se busque essas informações com maior qualidade dos estados.
"Roraima é um estado parceiro e vimos aqui uma boa ambiência para implantar o sistema. Em um primeiro momento vamos implantar o atendimento pelo Sinesp do sistema de atendimento a emergências como o 190, 193, para melhorar a qualidade do atendimento, de forma que o policial chegue mais rápido ao local do fato e que tenha uma qualidade maior dessa informação. Em um segundo momento a gente inicia os projetos de implantação da Polícia Civil e Polícia Técnica Científica", disse Carneiro.
Ainda segundo o gerente de projetos da Senasp, o sistema a ser implantado em Roraima vai trazer muito mais tecnologia para o atendimento do policial militar e bombeiro militar.
"Teremos um mapa da região, com o georreferenciamento das viaturas. Desta forma teremos como gerenciar questões de trotes, ou até mesmo qual a melhor viatura e que tem o policial mais capacitado para fazer o atendimento de determinada ocorrência. O sistema faz todo o atendimento e facilita para o despachante na hora de uma tomada de decisão muito mais rápida e mais eficiente e o cidadão com certeza será melhor atendido, depois da implantação do sistema", disse.