- 07 de novembro de 2024
Ensino Fundamental faz provão
No próximo domingo, 1º de junho, 1.218 candidatos de Roraima realizarão as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), o conhecido Provão do Ensino Fundamental. As provas serão aplicadas pela manhã das 8h às 14 horas e à tarde das 14h às 19 horas (horário de Brasília). Em todo o país serão 112.577 candidatos.
Devido ao fuso horário, em Roraima as provas serão aplicadas uma hora mais cedo, iniciando, portanto às 7 horas pela manhã e às 13 horas no período vespertino. Os candidatos deverão chegar com uma hora de antecedência.
As provas serão aplicadas nas escolas estaduais Monteiro Lobato, Severino Cavalcante e América Sarmento. Para saber o seu local de prova, o candidato deve acessar o site http://portal.inep.gov.br/web/encceja e consultar por meio do número de CPF e senha.
“É importante que os candidatos fiquem atentos aos horários e cheguem com antecedência, para localizar a sala e evitar imprevistos”, destacou Jucimar Vieira, chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA) da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED).
Pela manhã, serão aplicadas as provas das disciplinas de Ciências Naturais, História e Geografia. No turno vespertino, será a vez das provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática.
A divulgação do gabarito das provas será realizada até o 10º dia útil seguinte ao dia da aplicação do Exame, no site http://sistemasencceja3.inep.gov.br/enccejaResultado mediante número do CPF e senha.
ENCCEJA
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma avaliação para aferição de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos residentes no Brasil, em nível de conclusão de Ensino Fundamental.
A participação no ENCCEJA é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil com no mínimo 15 anos completos até a data da realização do Exame e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para nível de conclusão do Ensino Fundamental. O Exame também possibilita a certificação de conclusão dos estudos. No ano passado em Roraima, 870 candidatos prestaram o Exame.