- 07 de novembro de 2024
Idosos assistem a "Tropeço"
O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR), em parceria com a Cia. Tato Criação Cênica, apresenta nesta quarta-feira, 28, a partir das 15h, no Teatro Jaber Xaud (Mecejana), o espetáculo teatral ''Tropeço'', voltado para idosos da capital e interior do Estado.
Os idosos do grupo Luz da Vida, Santa Tereza, Jóquei Clube, Cantá, Cabelos de Prata e demais grupos de idosos foram convidados para participar do evento, além de idosos da comunidadem, que poderão prestigiar gratuitamente.
A peça pretende em seu enredo dar vida ao simples. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas velhas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice mostra-se sua solidão e as pequenas ações rotineiras, porém cria-se um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.
Não são necessárias palavras no espetáculo, a sonoridade do cotidiano verbalizada em onomatopéias é a base do espetáculo. Na narrativa sobre a velhice, a linguagem é dita nos sons e na ação das personagens.
A Tato Criação Cênica proporciona aos seus espectadores a experiência de estar no tempo presente, tocando e sendo tocada. Criar sensibilidade como forma de conhecimento.
Para auxílio, O Sesc irá disponibilizar o transporte para os grupos do interior do estado e bairros mais afastados.
Cia Tato
A Tato Criação Cênica surgiu em 2004 através da união dos artistas Katiane Negrão e Dico Ferreira. Encenando um teatro essencial, o duo se dedica à pesquisa de uma dramaturgia física, fragmentada, onde parte do corpo ganha personalidade através do movimento. A força do gesto e o virtuosismo de mãos que se transformam em pessoas e em animais atribuem a Tato uma força poética pouco vista nas encenações de hoje.
Com passagens por 10 países espalhados pela Ásia, Europa e América Latina, os dois espetáculos do repertório da companhia, “Tropeço” e “E se...”, já somam mais de mil apresentações com sucesso de crítica e público, emocionando crianças, jovens e adultos. O resultado de tamanho comprometimento com a arte proporcionou ao grupo diversos prêmios e a certeza de que saber escolher é essencial.
"A América por John Ford"
O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) realiza no período de 4 a 11 de junho, no CineSesc, a mostra “A América por John Ford”, uma homenagem a um dos mais importantes diretores do cinema, responsável por diversas obras primas como os clássicos “No tempo das Diligências” e “Rastros de Ódio”. As sessões acontecem sempre às 19h, com entrada franca.
A mostra já percorreu todo o Brasil através das unidades do Sesc e Roraima é um dos últimos a exibir os filmes, cujo licenciamento termina agora em julho.
Composta por oito obras, a mostra apresenta John Ford como um diretor capaz de filmes com temáticas diversas, mas alicerçadas na história norte-americana. Teve no gênero de faroeste seu ápice artístico, conquistando enorme notoriedade e se consolidando como um dos grandes cineastas do cinema mundial.
O cineasta Alex Pizano, responsável pela Mostra em Roraima, fala da importância do evento para os cinéfilos do Estado.
"É uma excelente oportunidade para os apreciadores da sétima arte conferirem as obras desse gênio na tela grande do cinema", destacou
Serviço
Mostra de cinema “A América por John Ford”
Quando: De 04 a 11 de junho às 19h.
Onde: Cine Sesc Abrahim Jorge Fraxe (Mecejana)
Quanto: Entrada Franca
Classificação: Recomendado para maiores de 14 anos.
Mais informações: (95) 3621-3939
Programação
- Médico e Amante
Quarta-feira, 04/O6, 19h.
Informação: 1931 / 98 min. / Preto e Branco
- Juiz Priest
Quinta, 05/06, às 19h.
Informação: 1934 / 96 min. / Preto e Branco
- O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões
Sexta, 06/06, às 19h.
Informação: 1936 / 96 min. / Preto e Branco
- A Mocidade de Lincoln
Sábado, 07/06, às 19h.
Informação: 1962 / 119 min. / Preto e Branco
- No Tempo das Diligências
Domingo, 08/06, às 19h.
Informação: 1939 / 119 min. / Preto e Branco
- As Vinhas da Ira
Segunda-feira, 09/06, às 19h.
Informação: 1940 / 129 min. / Preto e Branco
- Rastros de Ódio
Terça-feira, 10/06, às 19h.
Informação: 1956 / 119 min. / Colorido
- O Homem que Matou o Facínora
Quarta, 11/06, às 19h.
Informação: 1940 / 119 min. / Preto e Branco