00:00:00

Alimentação alternativa

Profissionais da agricultura ensinam técnicas de como fazer os alimentos.


Como preparar os alimentos

Disseminar técnicas de aproveitamento de alimentos, através de cursos diversos, além de promover e estimular uma melhor qualidade de vida tem sido uma das metas do trabalho desenvolvido por profissionais do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural – Dater, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa. 

Último final de semana, as profissionais técnicas da Divisão de Associativismo do Dater, cumpriram mais uma etapa deste trabalho com a realização de um curso de Alimentação alternativa, envolvendo 18 senhoras produtoras rurais da Vicinal 9 do Projeto de Assentamento Sumaúma, me Mucajaí, iniciando-se na quinta-feira (22) e terminando o sábado (20).

“Esse é um trabalho muito importante que levamos a todas as comunidades e de acordo com as demandas que chegam à nossa Divisão de Associativismo”, explica Beatriz Brito Tupinambá, a cargo de quem ficou a coordenação do curso, realizado em parceria com a Associação Vida Nova do P.A. Sumaúma.

O treinamento que levou àquelas senhoras novas técnicas de aproveitamento integral dos alimentos, conforme Beatriz Brito, teve uma receptividade extraordinária por parte das participantes. “Esse foi o 4º curso que realizamos na Vicinal 9, onde realizamos curso de Emborrachado (E.V.A), Reciclagem com garrafas pet e latas, além de Biscuit”, comenta a instrutora.

Neste curso de Alimentação Alternativa, Beatriz Brito informa que nestes 3 dias foram mostradas técnicas para a confecção de bolos, pães, saladas, ensopados, suflês, cremes e assados, onde foram utilizados abóbora, melancia, manga e macaxeira. “Nossa meta é mostrar como utilizar 100% os alimentos, a fim de que tenha uma alimentação saudável, a partir do que se tem ou que se produz”, comenta.

Com esse trabalho as profissionais da Divisão de Associativismo também estimulam o plantio de hortas caseiras, além de mostrar como se deve aproveitar 100% os alimentos, gastando-se o mínimo possível. Beatriz fala da importância de se usar a criatividade na hora de preparo dos pratos, daí se ensinar o aproveitamento integral dos alimentos, inclusive os talos, folhas e cascas, de acordo com as melhores técnicas da alimentação alternativa.

Últimas Postagens

  • 04 de novembro de 2024
BOLA FORA